Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24685
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Programa residência pedagógica: reflexões sobre o impacto na formação docente de uma professora de inglês |
Autor(es)/Inventor(es): | Araujo, Carolini Pereira de |
Orientador: | Menezes, Danielle de Almeida |
Resumo: | A prática docente é considerada como uma das etapas fundamentais no processo de formação inicial de professores. A partir dessa ideia, o presente trabalho tem como objetivo analisar o meu olhar sobre o meu processo formativo, ao longo do ano de 2023, no Programa Residência Pedagógica (PRP), da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Para isso, foram analisados 16 relatos produzidos por mim ao longo do período de atuação no programa. Através deles, registrei minha trajetória no programa, dentro e fora de sala de aula. Devido à natureza da pesquisa, a investigação realizada caracteriza-se como um estudo autoetnográfico, uma vez que eu sou o meu próprio objeto de análise. Como forma de prospecção dos dados, utilizei a técnica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016), a fim de conseguir olhar de forma mais objetiva para o corpus investigado. Os resultados mostraram que os relatos seguem uma recorrência significativa de autoavaliação, principalmente mais negativa sobre o meu desempenho. Esse fato mostrou, dentre outras questões, a necessidade de uma maior valorização da minha própria prática de ensino. |
Palavras-chave: | Etnografia Residência pedagógica Formação de professores |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ARAUJO, Carolini Pereira de. Programa residência pedagógica: reflexões sobre o impacto na formação docente de uma professora de inglês. 2024. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras: Português-Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CPAraujo.pdf | 739.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.