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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSoares, Vitorvani-
dc.contributor.authorBrito, Luciana Sá-
dc.date.accessioned2024-12-25T03:00:16Z-
dc.date.available2024-12-27T03:00:14Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24686-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectVelocidadept_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleUma aula alternativa sobre a cinemática do plano inclinadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, desenvolvemos uma axila para o Ensino Médio sobre o movimento uniformemente acelerado, onde esperamos que o estudante compreenda o significado físico da equação horária da posição de um móvel em um movimento retilíneo uniformemente variado, através da introdução de aspectos históricos do desenvolvimento da cinemática relacionados ao trabalho de Nicole Oresme. Entre esses aspectos destacamos a aplicação de gráficos para examinar relações entre duas variáveis físicas e a criação do teorema da velocidade média. Para tanto, utilizamos um conjunto de dados da posição com respeito ao tempo de um móvel que se desloca ao longo de um trilho de ar inclinado. Relacionamos esses dados com a física de Oresme, um dos principais responsáveis pelo estudo e avanço da cinemática da Idade Média, e a partir desse diálogo entre as necessidades educacionais de hoje e algumas contribuições do século XIV, propomos uma forma alternativa de abordagem da cinemática do movimento. Nosso objetivo, além de desenvolvermos a habilidade do estudante em lidar com gráficos e sua interpretação, é encontrar a função horária da posição para o movimento do móvel. Queremos, com isto, esclarecer as propriedades cinemáticas dos corpos em movimento, através de um estudo que guarde em si o teor da demonstração do teorema da velocidade média e do que ele significou para o desenvolvimento da cinemática. Fazendo um paralelo com a matemática, comparamos a função horária do movimento com a equação da parábola e descobrimos que a aceleração do móvel corresponde ao inverso do dobro do valor do foco da parábola que descreve o seu movimento. Para tal, abordamos o método de construção da parábola inventado na antigüidade grega, como também a demonstração da sua equação algébrica correspondente, só realizada vários séculos mais tarde.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::METODOS MATEMATICOS DA FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.relation.referencesBrito, Luciana Sá Uma aula sobre a cinemática do plano inclinado, Luciana Sá Brito — Rio de Janeiro: Projeto de Instrumentação para o Ensino de Física — Instituto de Física/UFRJ, 2008. i. Cinemática. 2. Ciência - Ensino Médio. 3. Teorema da velocidade média. 4. Oresme. I. Títulopt_BR
Aparece en las colecciones: Física

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