Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24718
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Como a disseminação informacional do Hallyu abriu portas para a influência cultural sul-coreana no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Freire, Thaís Cardoso
Orientador: Costa, Robson Santos
Resumo: O consumo de entretenimento sul-coreano, a chamada onda coreana (Hallyu) cresceu de maneira substancial nos últimos anos no mundo inteiro. Esse aumento de consumo é resultado de um investimento do país iniciado na década de 1990, em produções do cenário do entretenimento que possibilitaram a criação de uma identidade cultural e disseminação informacional e cultural destes internacionalmente. A expansão do Hallyu no Brasil ocorreu principalmente durante a década de 2010, com o consumo do K-Pop e também dos K-Dramas, por meio da interação entre fãs, e posteriormente, durante a pandemia de covid-19, quando o país se tornou o terceiro que mais consome conteúdos audiovisuais advindos da Coreia do Sul. Esse resultado teve participação crucial das plataformas de streaming que apostam cada vez mais em disponibilizar entretenimento asiático em suas plataformas. O objetivo geral desta pesquisa é estudar acerca da explosão informacional de produtos e conteúdos vindos da Coreia do Sul que acarretou na disseminação de sua cultura e consequente construção do fenômeno Hallyu. A pesquisa é de natureza descritiva, de método quantitativo, onde foi elaborado um questionário, onde foi possível perceber o impacto da disseminação desses conteúdos culturais nas práticas de consumidores e, o aumento de interesse e procura por informações sobre a Coreia do Sul e tudo relacionado a onda coreana, demonstrando que o Brasil se tornou um grande mercado consumidor da indústria Hallyu.
Palavras-chave: Hallyu
Cultura coreana
Disseminação da informação
Disseminação cultural
K-pop
K-drama
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FREIRE, Thaís Cardoso. Como a disseminação informacional do Hallyu abriu portas para a influência cultural sul-coreana no Brasil. 2023. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCFreitas.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.