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http://hdl.handle.net/11422/24737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Botelli, Mabel Emilce | - |
dc.contributor.author | Soares, Samara Vicença do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-07T16:20:53Z | - |
dc.date.available | 2025-01-09T03:00:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-01-29 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Samara Vicença do Nascimento. Práticas de dança/educação: um olhar para a educação infantil. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Dança, Escola de Educação Física e Desportos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/24737 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Dance | pt_BR |
dc.subject | Child Rearing | pt_BR |
dc.title | Práticas de dança/educação: um olhar para a educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Dance/education practices: a look at early childhood Education | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Bernardi, Massuel dos Reis | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Patrícia Gomes | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo de abordar o desenvolvimento de um caderno de atividades direcionadas para a educação infantil. Para tal, apresenta-se uma pesquisa sobre a Dança na Educação Infantil e os processos que envolvem essa prática na escola. Aborda a visão de Educação Infantil pelos documentos oficiais, que compreende o brincar e a ludicidade nas práticas de Dança/Educação e sobre a relação da criança com o movimento. Após isso, discorre-se sobre a Dança na escola, seus conteúdos e desafios, sua abrangência como linguagem na Educação Básica e, mais específico, na Educação Infantil. A análise do processo de criação, a partir do caderno nomeado “Aiê Caracol”, em diálogo com o projeto “Dança/Educação para a Educação Infantil”, contempla os primeiros passos da pesquisa, o desenvolvimento e a feitura do caderno. Descreve-se a aplicação de “Aiê Caracol”, em diálogo com a teoria e a prática. Assim, desenvolve-se os seguintes capítulos: Educação Infantil; A dança e a Escola; O projeto Dança/Educação para Educação Infantil; O caderno Aiê Caracol; A prática. Dessa forma, a pesquisa constitui uma narrativa que busca abordar sobre um olhar para a Dança/Educação na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Educação Física e Desportos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.relation.references | AUCOUTURIER, Bernard; LAPIERRE, André. Los contrastes. Paris, Éditeurs, 1985. BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, v.3, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf> Acessado em: 10 Mai 2020. _______, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais, Temas Transversais. Ética, Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf> Acessado em: 05 Mai 2019. ________, Ministério da Educação. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol1.pdf>. Acessado em: 24 Abr 2019. ________, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 2009. Disponível em: <http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf>. Acessado em 17 Fev de 2021. ________, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão, Brasília: MEC/ SEF. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil>. Acessado em: 05 de Mai 2019. ________, Ministério da Educação. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais.>. Acessado em: 28 de Mai de 2020. ________, Ministério dos Direitos Humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acessado em: 25 de Mai de 2020. DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria. O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. 2004. Disponível em: <https://conteudopedagogico.files.wordpress.com/2011/02/o-ldico-na-educao-infantil.pdf>. Acessado em:13 de Mar de 2019. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62a ed – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. MARQUES, Isabel A. Dançando na Escola. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2003. _________. Interações: crianças, dança e escola. São Paulo: Blucher, 2012. (Coleção InterAções.) _________. Notas sobre o corpo e o ensino da dança. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 8, n. 1, p. 31-36, 2011. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/cadped/article/viewFile/827/816>. Acessado em: 10 de Ago de 2020 MOTTA, Maria Alice. Teoria Fundamentos da Dança uma Abordagem Epistemológica à Luz da Teoria das Estranhezas. Dissertação (Mestrado em Ciência da Arte) – Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2006. OLIVEIRA, Karine. Dança é Educação Interfaces entre Corporeidade e Estética. 2. Ed. Natal, RN, EDUFRN, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/25583/3/Dan%c3%a7a%20%c3%a9%20educa%c3%a7%c3%a3o.pdf>. Acessado em: 01 de Jun de 2020. PORANGABA, Fábio Araújo; PORANGABA, Sandra de Souza Menezes; MENESES, Silvane de Souza. A importância do lúdico na educação infantil. 2012. Disponível em: <http://www.lambaridoeste.mt.gov.br/secretarias/educacao-e-cultura/artigos-dos- professores/59/view/672>. Acessado em:10 de Abr de 2019. RODRIGUES, Luzia Maria. A criança e o Brincar. 2009. Disponível em: <http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafioscotidianos/arquivos/integra/integra_RODRIGUES.pdf>. Acessado em:28 de Mai de 2020. SILVEIRA, Silvia Soter C. Saberes Docentes para o ensino de Dança: relação entre saberes e formação inicial de licenciados em Dança e Educação Física que atuam em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro e região metropolitana. Rio de Janeiro, 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. STOKOE, Patricia & HALF, Ruth. Expressão corporal na Pré-Escola. São Paulo: Summus editorial, 1987. TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org.). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Era, 2010. TOURINHO, Ligia Losada. Dramaturgias do corpo que dança: caminhos pedagógicos para a construção da autonomia. In: Fagundes, Igor; BUARQUE, Isabela; SEIDLER, Lara; CALFA, Maria Inês. (org.). Entrepares: partilhas em dança e outros movimentos. Guaratinguetá: Penalux, 2019. | pt_BR |
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