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dc.contributor.advisorBotelli, Mabel Emilce-
dc.contributor.authorSoares, Samara Vicença do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-01-07T16:20:53Z-
dc.date.available2025-01-09T03:00:15Z-
dc.date.issued2021-01-29-
dc.identifier.citationSOARES, Samara Vicença do Nascimento. Práticas de dança/educação: um olhar para a educação infantil. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Dança, Escola de Educação Física e Desportos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24737-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectChild Rearingpt_BR
dc.titlePráticas de dança/educação: um olhar para a educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeDance/education practices: a look at early childhood Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Bernardi, Massuel dos Reis-
dc.contributor.referee1Pereira, Patrícia Gomes-
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de abordar o desenvolvimento de um caderno de atividades direcionadas para a educação infantil. Para tal, apresenta-se uma pesquisa sobre a Dança na Educação Infantil e os processos que envolvem essa prática na escola. Aborda a visão de Educação Infantil pelos documentos oficiais, que compreende o brincar e a ludicidade nas práticas de Dança/Educação e sobre a relação da criança com o movimento. Após isso, discorre-se sobre a Dança na escola, seus conteúdos e desafios, sua abrangência como linguagem na Educação Básica e, mais específico, na Educação Infantil. A análise do processo de criação, a partir do caderno nomeado “Aiê Caracol”, em diálogo com o projeto “Dança/Educação para a Educação Infantil”, contempla os primeiros passos da pesquisa, o desenvolvimento e a feitura do caderno. Descreve-se a aplicação de “Aiê Caracol”, em diálogo com a teoria e a prática. Assim, desenvolve-se os seguintes capítulos: Educação Infantil; A dança e a Escola; O projeto Dança/Educação para Educação Infantil; O caderno Aiê Caracol; A prática. Dessa forma, a pesquisa constitui uma narrativa que busca abordar sobre um olhar para a Dança/Educação na Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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