Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/24737
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Práticas de dança/educação: um olhar para a educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Dance/education practices: a look at early childhood Education |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Samara Vicença do Nascimento |
Orientador: | Botelli, Mabel Emilce |
Coorientador: | Bernardi, Massuel dos Reis |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo de abordar o desenvolvimento de um caderno de atividades direcionadas para a educação infantil. Para tal, apresenta-se uma pesquisa sobre a Dança na Educação Infantil e os processos que envolvem essa prática na escola. Aborda a visão de Educação Infantil pelos documentos oficiais, que compreende o brincar e a ludicidade nas práticas de Dança/Educação e sobre a relação da criança com o movimento. Após isso, discorre-se sobre a Dança na escola, seus conteúdos e desafios, sua abrangência como linguagem na Educação Básica e, mais específico, na Educação Infantil. A análise do processo de criação, a partir do caderno nomeado “Aiê Caracol”, em diálogo com o projeto “Dança/Educação para a Educação Infantil”, contempla os primeiros passos da pesquisa, o desenvolvimento e a feitura do caderno. Descreve-se a aplicação de “Aiê Caracol”, em diálogo com a teoria e a prática. Assim, desenvolve-se os seguintes capítulos: Educação Infantil; A dança e a Escola; O projeto Dança/Educação para Educação Infantil; O caderno Aiê Caracol; A prática. Dessa forma, a pesquisa constitui uma narrativa que busca abordar sobre um olhar para a Dança/Educação na Educação Infantil. |
Palavras-chave: | Dança Educação infantil Dance Child Rearing |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Unidade produtora: | Escola de Educação Física e Desportos |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 29-Jan-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOARES, Samara Vicença do Nascimento. Práticas de dança/educação: um olhar para a educação infantil. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Dança, Escola de Educação Física e Desportos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SVNSoares.pdf | 976.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.