Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24760

Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Crise dos Movimentos Operários no Mundo : mudanças do séc. XX e os desafios para o séc. XXI a partir de Silver e Harvey
Autor(es)/Inventor(es): Pantaleão, Gabriel Mandia
Orientador: Bezerra, Gustavo Antõnio das Neves
Resumo: Este trabalha busca fazer um debate introdutório sobre a crise dos movimentos operários em um contexto mundo no séc. XX, a partir do trabalho de Beverly J. Silver em seu livro: “forças do trabalho: movimentos de trabalhadores e globalização desde 1870”; e de forma complementar o David Harvey – com o livro: “condição pós moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural”. Abordando as transformações macroestruturais que resultaram na destruição das relações estáveis de trabalho, nos pactos sociais, nas soberanias dos Estados, na terceirização, no enfraquecimento dos sindicatos e dos partidos trabalhistas e no aparente cenário de derrotismo dos movimentos trabalhistas nacionais e internacionais frente ao modelo de acumulação flexível. Dentro do debate, existem aqueles que entendem tais transformações, representada pela rubrica de globalização, como novas e sem precedentes, resultando na situação de crise terminal do movimento operário; de outro lado, aqueles que entendem os movimentos operários em constante transformação, o qual expressa períodos de crescimento e decrescimento ao longo de sua trajetória histórica. Neste trabalho, usaremos esta última abordagem, argumentando que os processos de restruturação político-econômica e produtiva, junto com os constantes deslocamentos produtivos, não estariam sendo suficientes para resolver o problema de controle da força de trabalho ao longo prazo, e nem com as sucessíveis crises de lucratividade e legitimidade do capital. Não só isto, mas como tais transformações seriam resultado direto da luta de classes, traduzida no eterno conflito entre trabalho capital. Portanto, olhando para a trajetória de transformação da indústria automobilística no séc. XX, e como o movimento operário obedeceu a tal dinâmica pretende-se identificar os limites destas mudanças e os desafios para o séc. XXI.
Palavras-chave: Movimento operário
Globalização
Aspectos sociais
Aspectos econômicos
Pós-Fordismo
Terceirização
Sindicalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Unidade produtora: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 17-Dez-2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PANTALEÃO, Gabriel Mandia. Crise dos Movimentos Operários no Mundo: mudanças do séc. XX e os desafios para o séc. XXI a partir de Silver e Harvey. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Gestão Pública Para O Desenvolvimento Econômico e Social, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece nas coleções:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMPantaleão.pdf618.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.