Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24833
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O letramento literário no ensino de alemão em escola pública carioca por meio da fábula “Os músicos de Bremen”
Autor(es)/Inventor(es): Alexandrino, Alexia Dias
Orientador: Ferreira, Mergenfel Andromergena Vaz
Resumo: Esta monografia objetiva apresentar um relato da experiência vivenciada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), mais precisamente no Subprojeto PIBID-Alemão, desenvolvido na Escola Municipal Epitácio Pessoa. Nesse sentido, serão discutidos os principais conceitos teóricos que fundamentaram as atividades elaboradas para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, entre eles o conceito de letramento literário e o de sequência básica, conforme Cosson (2006). Além da descrição das atividades, serão analisados os impactos positivos do projeto na formação docente, por meio de relatos de pibidianos que participaram do subprojeto. As percepções dos pibidianos compartilhadas em seus relatórios oferecem uma perspectiva ampla e plural sobre os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos. Por fim, busca-se refletir sobre as contribuições do PIBID, destacando o papel transformador da literatura para o trabalho com línguas adicionais e discutindo a importância de se estreitar a relação entre teoria e prática.
Palavras-chave: Língua alemã
Estudo e ensino
Letramento literário
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2024
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Alemão

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADAlexandrino.pdf961.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.