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dc.contributor.advisorJaguaribe, Beatriz-
dc.contributor.authorSilva, Alan Souza-
dc.date.accessioned2025-01-27T15:29:02Z-
dc.date.available2025-01-29T03:00:17Z-
dc.date.issued2023-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Alan Souza. A costura moderna: Tarsila segundo as grifes de Paris. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24884-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIndumentáriapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleA costura moderna: Tarsila segundo as grifes de Parispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Lagoa, Maria Beatriz da Rocha-
dc.contributor.referee2Disitzer, Marcia-
dc.description.resumoO objetivo desse estudo é observar a imagem criada por Tarsila do Amaral a partir da indumentária, destacando a conexão da artista com o movimento modernista brasileiro, do qual passou a ser considerada como diva. Através de fotografias, autorretratos e relatos, buscamos compreender a importância das roupas na construção da identidade e imagem pessoal da pintora, analisando a relação entre esse estilo e o contexto histórico da década de 1920 — período no qual a vanguarda teve surgimento no Brasil. A pesquisa parte dessa observação dos objetos para discutir o valor das vestimentas para a composição não apenas de um look, mas de uma expressão estética que revela significados de status, sedução, classe, ideais de beleza e autorrepresentações de gênero, além do sentido de pertencimento a uma cultura local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

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