Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/24884
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A costura moderna: Tarsila segundo as grifes de Paris
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Alan Souza
Orientador: Jaguaribe, Beatriz
Resumo: O objetivo desse estudo é observar a imagem criada por Tarsila do Amaral a partir da indumentária, destacando a conexão da artista com o movimento modernista brasileiro, do qual passou a ser considerada como diva. Através de fotografias, autorretratos e relatos, buscamos compreender a importância das roupas na construção da identidade e imagem pessoal da pintora, analisando a relação entre esse estilo e o contexto histórico da década de 1920 — período no qual a vanguarda teve surgimento no Brasil. A pesquisa parte dessa observação dos objetos para discutir o valor das vestimentas para a composição não apenas de um look, mas de uma expressão estética que revela significados de status, sedução, classe, ideais de beleza e autorrepresentações de gênero, além do sentido de pertencimento a uma cultura local.
Palavras-chave: Comunicação
Indumentária
Moda
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 15-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Alan Souza. A costura moderna: Tarsila segundo as grifes de Paris. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
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