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http://hdl.handle.net/11422/24884
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A costura moderna: Tarsila segundo as grifes de Paris |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Alan Souza |
Orientador: | Jaguaribe, Beatriz |
Resumo: | O objetivo desse estudo é observar a imagem criada por Tarsila do Amaral a partir da indumentária, destacando a conexão da artista com o movimento modernista brasileiro, do qual passou a ser considerada como diva. Através de fotografias, autorretratos e relatos, buscamos compreender a importância das roupas na construção da identidade e imagem pessoal da pintora, analisando a relação entre esse estilo e o contexto histórico da década de 1920 — período no qual a vanguarda teve surgimento no Brasil. A pesquisa parte dessa observação dos objetos para discutir o valor das vestimentas para a composição não apenas de um look, mas de uma expressão estética que revela significados de status, sedução, classe, ideais de beleza e autorrepresentações de gênero, além do sentido de pertencimento a uma cultura local. |
Palavras-chave: | Comunicação Indumentária Moda |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 15-Dez-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Alan Souza. A costura moderna: Tarsila segundo as grifes de Paris. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Comunicação - Jornalismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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