Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/248
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Vida-Média e Obsolescência da área de Ciência da Literatura: uma contribuição ao entendimento da cronologia de citações na atividade acadêmica
Autor(es)/Inventor(es): Arao, Luiza Hiromi
Tutor: Santos, Maria José Veloso da Costa
Tutor : Guedes, Vânia Lisbôa da Silveira
Resumen: O presente trabalho desenvolve um estudo quantitativo e exploratório na área de Ciência da Literatura com vistas a definir a vida-média e obsolescência desse campo do conhecimento, tendo como base as citações que se encontram na seção Referências, constantes nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), defendidas no período de 2007/2008 e 2011/2012. O método utilizado é o exploratório e comparativo, utilizando-se ferramentas estatísticas e técnica de coleta de citações para atingir aos objetivos traçados. Os procedimentos metodológicos adotados para a consecução do trabalho consistiu, primeiramente, em uma revisão de literatura sobre Comunicação Científica, Bibliometria, especificamente, nas áreas de Análise de Citações, Vida-Média e Obsolescência da Literatura Científica, Literatura Cinzenta e Teses e Dissertações. Em seguida, foi realizada uma breve explanação sobre a área do conhecimento escolhida, a Ciência da Literatura e seus Estudos Literários, bem como sobre o Programa de Pós-Graduação da área e outros conceitos pertinentes à área. Após a coleta de dados verificou-se que os mestrandos e doutorandos da área de Ciência da Literatura utilizam, principalmente, livros para realizar suas investigações. Assim, os livros e capítulos de livros foram o material selecionado para o levantamento das citações. Encontrou-se como resultado para o cálculo da vida-média da área do conhecimento estudada, 14 anos quando analisado o período de 2007/2008 e de 15 anos para o período de 2011/2012, considerada uma vida-média relativamente longa em comparação aos estudos encontrados em outras áreas do conhecimento.
Materia: Vida média
Obsolescência da literatura
Bibliometria
Ciência da Literatura
Análise de citações
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2014
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TEXTUALFINAL2.pdf967.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.