Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/24910
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avanços e limitações dos direitos reprodutivos da mulher: uma análise sobre a violência obstétrica no Brasil à luz do Projeto de lei nº 2.082 de 2022
Author(s)/Inventor(s): Cavalcante, Thaís Sampaio
Advisor: Tavares, Danielle Christine Barros
Abstract: A violência obstétrica pode ser entendida como uma violência de gênero perpetrada através de agressões físicas, psicológicas, sexuais e material durante o ciclo gravídico-puerperal. O presente trabalho tem como objetivo verificar se a criminalização da violência obstétrica no Brasil, a partir da eventual aprovação do Projeto de Lei nº 2.082 de 2022, seria capaz de proteger a mulher e se a recepção pelo Direito Penal poderia ser benéfica para os direitos reprodutivos femininos. Busca-se responder à pergunta: há um espaço para criminalizar a violência obstétrica no Brasil? Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental sobre o tema; revisou-se as leis hoje existentes sobre violência obstétrica e agressões correlatas; as contribuições da Teoria feminista do Direito e as perspectivas jussociológicas sobre violência de gênero; bem como as correntes criminológicas sobre o aumento do poder punitivo do Estado. Ao final, concluiu-se que a criação de um novo tipo penal, por si só, não é capaz de extinguir o fenômeno da violência obstétrica, porquanto este tem raízes profundas em estruturas racistas e patriarcais, mas pode ser um pontapé para uma tutela mais efetiva dos direitos reprodutivos da mulher.
Keywords: Violência obstétrica
Direitos reprodutivos
Projeto de Lei nº 2.082/2022
Violência de gênero
Obstetric violence
Reproductive rights
Bill No. 2,082/2022
Gender violence
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAVALCANTE, Thaís Sampaio. Avanços e limitações dos direitos reprodutivos da mulher: uma análise sobre a violência obstétrica no Brasil à luz do Projeto de lei nº 2.082 de 2022. 2023. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TSCavalcante.pdf542.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.