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dc.contributor.advisorMesquita, Carolina Pereira Lins-
dc.contributor.authorPalm, Juliana Chaves-
dc.date.accessioned2025-02-05T18:26:51Z-
dc.date.available2025-02-07T03:00:13Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPALM, Juliana Chaves. Os empregados públicos responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): estudo da aplicação analógica do art. 98, §2º e §3º, da Lei 8.112, de 1990. 2024. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/24981-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEmpregado públicopt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPublic employeept_BR
dc.subjectWorking hourspt_BR
dc.titleOs empregados públicos responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): estudo da aplicação analógica do art. 98, §2º e §3º, da Lei 8.112, de 1990pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4213026169005908pt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica que afeta a comunicação e o comportamento das pessoas, trazendo desafios significativos para os indivíduos diagnosticados e suas famílias (Wolkmar; Wierner, 2019). Nesta pesquisa investiga-se a possibilidade de aplicação analógica do art. 98, §2º e §3º, da Lei 8.112/1990, para permitir a redução da jornada de trabalho de empregados públicos que possuem familiares com TEA, uma vez que a legislação atual apresenta omissões quanto a essa necessidade específica. O objetivo geral é analisar como a legislação pode ser interpretada e aplicada para beneficiar empregados públicos que cuidam de familiares com TEA. A metodologia adotada consistiu em análise documental de 89 decisões judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho, do Tribunal Superior do Trabalho e do Supremo Tribunal Federal, abrangendo o período de 12 de abril de 2023 a 28 de março de 2024. Foram selecionadas decisões em que empregados públicos solicitaram a redução da jornada de trabalho sem redução salarial para cuidar de familiares com TEA, as quais revelaram uma tendência de aplicação analógica do art. 98, §2º e §3º, da Lei 8.112/1990, como meio de suprir a omissão legislativa, assegurar a observância da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e, principalmente, os direitos das pessoas diagnosticadas com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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