Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25153
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Cadernos sensíveis: corpo, espaço e escola
Título(s) alternativo(s): Sensitive notebooks: body, space and school
Autor(es)/Inventor(es): Faria, Caroline Martins Pacheco
Orientador: Poppe, Maria Alice
Resumo: Esta pesquisa surge através de uma investigação sobre o corpo, sua relação com o espaço, sobre gestos, aprendizado e a criança na dança, dentro do ambiente escolar. Entendendo que as relações sociais e culturais são determinantes nas formas de concepção do corpo e nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, o trabalho apresenta caminhos que possibilitam pensar sobre o corpo, o espaço e o movimento no processo escolar de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, como reação a modelos tradicionais de ensino e impulsionada pela necessidade de pensar corpos diversos, dotados de memórias e características próprias, proponho um estudo, reflexão e criação sobre corpo, espaço, movimento e processo de formação escolar, através do encontro entre dança e elementos das artes visuais. Trago a discussão sobre esses aspectos através da produção de cadernos sensíveis que permitem proposições que vão de encontro aos padrões determinados para o corpo na escola. Como dançar o rabisco, a imagem e a escrita? Como dançar a partir de algum elemento material? Ver algo e/ou tocar algo podem fazer dançar? Como colocar um movimento no papel? Que elementos fazem mover? Para além do lugar de reprodução, de automatismo, de imitação, busco trazer a dança como lugar de fala, de expressão, de criação e aprendizado, de espontaneidade e ludicidade, reconhecimento de si, do outro e do espaço, e da construção de diálogo com o mundo. Isso para afirmar a importância do corpo e do movimento, através da dança, durante toda a formação escolar, visando estimular uma transformação nos processos de ensino-aprendizagem pautados em princípios tradicionais que engessam e se apresentam inflexíveis. O corpo é o início da existência do ser e nele se faz a identidade. É através do corpo que o ser age, comunica, aprende, sente e é sentido. Olhar, movimento e toque fazem parte desse processo de conhecimento de si e de seu entorno.
Palavras-chave: Dança
Dancing
Educação
Education
Instituições acadêmicas
Schools
Movimento
Movement
Aprendizagem
Learning
Criança
Child
Ensino
Teaching
Papel
Paper
Crescimento e desenvolvimento
Growth and development
Relações interpessoais
Interpersonal relations
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade produtora: Escola de Educação Física e Desportos
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FARIA, Caroline Martins Pacheco. Cadernos sensíveis: corpo, espaço e escola. 2022. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMPFaria.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.