Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2515
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A crise financeira nos Estados Unidos: uma análise histórica dos avanços legais e a nova reforma financeira do século XXI
Autor(es)/Inventor(es): Barreira, Bolivar Moura Carvalho
Orientador: Barradas, Ary Vieira
Resumo: A crise financeira iniciada no mercado imobiliário americano gerou inúmeras perdas aos mercados financeiros mundiais, desencadeando recessões econômicas por todo o mundo. A crise deflagrou falhas nos modelos nacionais de regulação, colocando em dúvida a eficácia do aparato regulatório vigente para o alcance dos seus objetivos primordiais: i) prevenção de riscos sistêmicos e ii) manutenção da estabilidade financeira dos mercados. Sendo os EUA, o epicentro dos acontecimentos, o trabalho busca desenvolver a evolução da Regulação do Mercado financeiro americano, tendo como ponto de partida a crise de 29. Busca-se mostrar a evolução nas Regras de supervisão e regulação, correlacionando com o contexto econômico vigente de diferentes épocas. Procurou-se mostrar que os Modelos de Regulação com ênfase nas Regras de prudência foram eficientes nos EUA entre os períodos de 1929 e 1970. No entanto, com as mudanças institucionais dos mercados e a globalização financeira, tais modelos tornaram-se frágeis e ineficientes dentro de um mercado financeiro repleto de mudanças e inovações. Procurou-se mostrar, inclusive, que as mudanças promovidas com os Acordos internacionais de Regulação, também não surtiram os efeitos esperados e que é necessário se repensar um novo modo de regular os mercados.
Palavras-chave: Crise financeira
Mercado imobiliário
Mercado financeiro
Mercado de capitais
Regulamentação comercial
Estados Unidos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BMCBarreiras.pdf414.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.