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dc.contributor.advisorMatta, Milena Arca Nunes da-
dc.contributor.authorSantos, Edson Antônio dos-
dc.date.accessioned2025-02-25T12:58:46Z-
dc.date.available2025-02-27T03:00:13Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25178-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo Musiculturapt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectMaré (Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.titleO Grupo Musicultura como meio de obtenção de conteúdos para a educação musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar a práxis sonora na atuação de educadores musicais em escolas regulares da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, a partir de um diálogo com o Grupo Musicultura, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo busca compreender como as práticas pedagógicas desse grupo, fundamentadas na metodologia de Paulo Freire, contribuem para uma educação musical sensível, crítica e contextualizada. A pesquisa se insere no campo da educação musical, com influências da etnomusicologia, e adota uma abordagem qualitativa, tendo como base a escuta ativa do ambiente sonoro. O foco principal reside em analisar como o Grupo Musicultura, por meio de suas ações performáticas, enriquece as práticas pedagógicas na comunidade, promovendo a valorização das identidades locais e a reflexão sobre as questões sociais e culturais presentes no cotidiano dos alunos. Ao explorar a integração entre teoria e prática, o trabalho propõe uma análise crítica das agências de performance do grupo, que buscam não apenas transmitir conhecimentos musicais, mas também promover uma transformação social, utilizando a música como ferramenta de resistência e reflexão. O estudo fundamenta-se na perspectiva freiriana, que defende uma educação emancipatória e dialógica, e nos conceitos de escuta sensível e práxis sonora, conforme propostos por R. Murray Schafer e Samuel Araújo. O intuito é contribuir para uma reflexão mais ampla sobre como as práticas educativas, ao se basearem na realidade local e na valorização das culturas periféricas, podem criar espaços de aprendizado inclusivos e significativos. A pesquisa se orienta por uma metodologia de estudo de caso, que inclui entrevistas semiestruturadas com educadores envolvidos no projeto e observa o impacto das ações do Grupo Musicultura nas práticas pedagógicas nas escolas e na comunidade da Maré. Além disso, discute como essas práticas podem servir de modelo para a construção de um currículo de educação musical mais democrático e integrado ao contexto social e cultural dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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