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http://hdl.handle.net/11422/25178
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O Grupo Musicultura como meio de obtenção de conteúdos para a educação musical |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Edson Antônio dos |
Orientador: | Matta, Milena Arca Nunes da |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a práxis sonora na atuação de educadores musicais em escolas regulares da comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, a partir de um diálogo com o Grupo Musicultura, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O estudo busca compreender como as práticas pedagógicas desse grupo, fundamentadas na metodologia de Paulo Freire, contribuem para uma educação musical sensível, crítica e contextualizada. A pesquisa se insere no campo da educação musical, com influências da etnomusicologia, e adota uma abordagem qualitativa, tendo como base a escuta ativa do ambiente sonoro. O foco principal reside em analisar como o Grupo Musicultura, por meio de suas ações performáticas, enriquece as práticas pedagógicas na comunidade, promovendo a valorização das identidades locais e a reflexão sobre as questões sociais e culturais presentes no cotidiano dos alunos. Ao explorar a integração entre teoria e prática, o trabalho propõe uma análise crítica das agências de performance do grupo, que buscam não apenas transmitir conhecimentos musicais, mas também promover uma transformação social, utilizando a música como ferramenta de resistência e reflexão. O estudo fundamenta-se na perspectiva freiriana, que defende uma educação emancipatória e dialógica, e nos conceitos de escuta sensível e práxis sonora, conforme propostos por R. Murray Schafer e Samuel Araújo. O intuito é contribuir para uma reflexão mais ampla sobre como as práticas educativas, ao se basearem na realidade local e na valorização das culturas periféricas, podem criar espaços de aprendizado inclusivos e significativos. A pesquisa se orienta por uma metodologia de estudo de caso, que inclui entrevistas semiestruturadas com educadores envolvidos no projeto e observa o impacto das ações do Grupo Musicultura nas práticas pedagógicas nas escolas e na comunidade da Maré. Além disso, discute como essas práticas podem servir de modelo para a construção de um currículo de educação musical mais democrático e integrado ao contexto social e cultural dos estudantes. |
Palavras-chave: | Grupo Musicultura Educação musical Escolas públicas Maré (Rio de Janeiro, RJ) |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Unidade produtora: | Escola de Música |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2025 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Música |
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