Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25205
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Quando a música entra em comunicação: a construção participativa da música Mr. Loverman
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Karina Aparecida Modesto
Advisor: Lucas, Cássio de Borba
Abstract: Este estudo investiga o impacto do TikTok na trajetória musical de Ricky Montgomery, com foco na viralização da canção "Mr. Loverman". Grupos de fãs utilizam essa música para criar novos conteúdos, transformando a interação entre o artista e seus seguidores, e influenciando as performances ao vivo. Ao explorar as dinâmicas intersemióticas desse processo de cultura participativa, a pesquisa destaca que as transformações não são reguladas por um autor, mas envolvem uma dimensão pré-pessoal da música, entendida como um fenômeno de comunicação em constante evolução. Nesse contexto, o papel dos fandoms é fundamental na construção de significados compartilhados e na reinvenção da música, que se expande como um fenômeno cultural coletivo.
Keywords: TikTok
Música
Interações digitais
Transformações intersemióticas
Fenômeno de comunicação
Fenômeno cultural
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Karina Aparecida Modesto. Quando a música entra em comunicação: a construção participativa da música Mr. Loverman. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_KGOMES-min.pdf550.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.