Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25213

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Quem queer comprar: o processo de celebritização de uma bicha afeminada a partir do caso Gil do Vigor
Author(s)/Inventor(s): Corrêa, Daniel Pinheiro Assaf
Advisor: Schramm, Luanda Dias
Abstract: Em linhas gerais, esse trabalho tem como objetivo entender a forma pela qual um "corpo marginal" consegue se tornar uma celebridade. A proposta é analisar o caso "Gil do Vigor", passando pela narrativa construída no Big Brother Brasil 2021 e pelas publicidade protagonizadas após o programa. Trazendo os indicadores e forças da celebritização de Driessens, junto da performatividade de Butler e imagem de controle de Collins, busca-se descobrir como a performatividade de Gil se tornou um produto. Para o campo da publicidade, o histórico da representação da masculinidade e o conceito outvertising de Mozdzenski trazem um complemento importante para entender como a representação da "bicha afeminada" acontece quando a temática da campanha não aborda a sexualidade, mas ela está presente.
Keywords: Performatividade
Publicidade
Expressão corporal
Fama
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CORREA, Daniel Pinheiro Assaf. Quem queer comprar: a celebritização de uma bicha afeminada a partir do caso Gil do Vigor. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DCORREA-min.pdf422.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.