Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/25243
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | A timidez no ensino em dança: desafios e a necessidade de humanização na prática docente |
| Otros títulos: | Shyness in dance teaching: challenges and the need for humanization in teaching practice |
| Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Rafaela Martins Correa |
| Tutor: | Buarque, Isabela Maria Azevedo Gama |
| Resumen: | Este trabalho tem como objetivo abordar a timidez no ensino de dança, analisando os desafios enfrentados por professores e alunos, e destacando a necessidade de uma prática docente humanizada. A pesquisa parte da minha vivência, nos quais a timidez se revelou um fator significativo que influencia a dinâmica de ensino-aprendizagem e as reflexões sobre minhas experiências como estagiária em contextos escolares. Ao longo do estudo, discute-se como o acolhimento e a validação das emoções, tanto dos alunos quanto dos professores, podem favorecer um ambiente educacional mais inclusivo e colaborativo. Com base em abordagens teóricas e vivências práticas, defende-se que a humanização da prática docente, com foco na empatia e no reconhecimento das singularidades individuais, é essencial para superar as barreiras impostas pela timidez e promover o desenvolvimento artístico e pessoal no ensino de dança. |
| Materia: | Estudantes Timidez Ensino de dança Professores Instituições de ensino Students Shyness Dance teaching Teachers Educational institutions |
| Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
| Unidade de producción: | Escola de Educação Física e Desportos |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 11-nov-2024 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Citación : | GOMES, Rafaela Martins Correa. A timidez no ensino em dança: desafios e a necessidade de humanização na prática docente. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
| Aparece en las colecciones: | Dança |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RMCGomes.pdf | 992.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.