Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/25263
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Dança/educação na Infância: tecendo experiências entre a educação básica e o ensino superior |
Título(s) alternativo(s): | Dance/education in childhood: weaving experiences between basic education and higher education |
Autor(es)/Inventor(es): | Costa, Michele de Paula Ferreira Soares da |
Orientador: | Botelli, Mabel Emilce |
Coorientador: | Trigo, Carla Verônica Cesar |
Resumo: | Este trabalho situa-se no contexto do ensino da Dança na escola e tem como objetivo investigar as inter-relações entre Educação Básica (EB) e Ensino Superior (ES) estabelecidas através dos projetos de pesquisa e extensão universitária desenvolvidos nas escolas e junto a outro já existente na EB. Para alcançar tal objetivo buscou-se responder às seguintes questões: De que maneira os laços entre EB e ES podem fortalecer a presença da Dança/Educação nas escolas? Quais são as contribuições da inserção de projetos de pesquisa e extensão na EB para a formação do Licenciando em Dança? Para investigar essas questões, adotou-se como metodologia: a narrativa da minha experiência pessoal com a Dança e a mudança do entendimento sobre a mesma durante meu processo de formação; revisão bibliográfica pertinente ao tema abordado; exposição e reflexão sobre entrevistas realizadas com professores de Dança na EB e a elaboração de relatos de experiências sobre inter-relação entre a EB e o ES e suas análises. Esses relatos provêm dos diálogos criados entre projetos do Coletivo Ludens e do Coletivo Dança/Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com iniciativas que aconteceram junto a instituições públicas da EB que incluem o Colégio de Aplicação da UFRJ, o Colégio Pedro II e a Escola Municipal Costa do Marfim. Nas inter-relações mencionadas, foram utilizadas produções dos laboratórios da UFRJ, como videodanças e cadernos de Dança/Educação direcionados à infância. Nos tempos da pandemia, o desafio de continuar estabelecendo relações entre ES e a Dança junto às crianças, promoveu nos licenciandos o aperfeiçoamento de habilidades técnicas relacionadas à produção de videodanças e o manuseio de aplicativos de comunicação virtual. Nesse tempo e no posterior, as experiências com os professores da EB permitiram exercitar planejamentos em grupo e realizar construções individuais e coletivas de materiais pedagógicos. Além disso, identificaram-se no processo contribuições importantes na formação dos licenciandos em Dança, como vivenciar experiências práticas junto a crianças, solidificar os conhecimentos adquiridos na universidade, construir novos saberes a partir da prática na escola e a reflexão sobre a mesma. Houve aprendizagem de estratégias na condução de turma e resolução de conflitos, bem como o exercício da escuta ativa em relação às crianças. As análises dos relatos evidenciaram que, como resultado dessas experiências, houve uma maior visibilidade da Dança/Educação na comunidade escolar e a ampliação do entendimento a seu respeito. As crianças puderam desenvolver suas capacidades cognitivas, sociais, sensíveis, psicomotoras, expressivas e comunicacionais através da Dança. |
Palavras-chave: | Dança Dancing Instituições acadêmicas Schools Educação Education Ensino fundamental e médio Education, primary and secondary Universidades Universities Projetos Projects Criança Child Ensino Teaching |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Unidade produtora: | Escola de Educação Física e Desportos |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 6-Set-2024 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | COSTA, Michele de Paula Ferreira Soares da. Dança/educação na infância: tecendo experiências entre a educação básica e o ensino superior. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MPFSCosta.pdf | 508.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.