Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25270
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Quem tem medo do ensino por investigação? montando circuitos elétricos para levantar hipóteses sobre fenômenos físicos
Author(s)/Inventor(s): Soares, Matheus Silva
Advisor: Vianna, Deise Miranda
Co-advisor: Sales, Vitor Cossich de Holanda
Abstract: A fim de promover uma montagem de circuitos atenta à reflexão dos fenômenos físicos ali envolvidos, é proposta uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) formada por um caderno do aluno e por um kit com componentes elétricos. Em sua primeira parte, a SEI objetiva tratar como ocorre a divisão da diferença de potencial de uma fonte entre os elementos que estão associados em série ou em paralelo em um circuito alimentado por ela. Na segunda parte, busca-se abordar a conservação da corrente elétrica em um circuito com componentes associados em série. Ao longo das atividades propostas, os estudantes são estimulados a levantarem e a testarem as suas hipóteses, além de serem incentivados a apontarem os fatores responsáveis para o que foi observado confirmar ou refutar as suas proposições iniciais. A aplicação é destinada ao segmento do Ensino Médio e dialoga com alguns pontos das habilidades e competências das Ciências da Natureza contidas na Base Nacional Comum Curricular.
Keywords: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência
Ensino investigativo
Eletricidade
Circuitos elétricos
Potencial elétrico
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Sep-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSSoares.pdf1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.