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http://hdl.handle.net/11422/25270
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Quem tem medo do ensino por investigação? montando circuitos elétricos para levantar hipóteses sobre fenômenos físicos |
Author(s)/Inventor(s): | Soares, Matheus Silva |
Advisor: | Vianna, Deise Miranda |
Co-advisor: | Sales, Vitor Cossich de Holanda |
Abstract: | A fim de promover uma montagem de circuitos atenta à reflexão dos fenômenos físicos ali envolvidos, é proposta uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) formada por um caderno do aluno e por um kit com componentes elétricos. Em sua primeira parte, a SEI objetiva tratar como ocorre a divisão da diferença de potencial de uma fonte entre os elementos que estão associados em série ou em paralelo em um circuito alimentado por ela. Na segunda parte, busca-se abordar a conservação da corrente elétrica em um circuito com componentes associados em série. Ao longo das atividades propostas, os estudantes são estimulados a levantarem e a testarem as suas hipóteses, além de serem incentivados a apontarem os fatores responsáveis para o que foi observado confirmar ou refutar as suas proposições iniciais. A aplicação é destinada ao segmento do Ensino Médio e dialoga com alguns pontos das habilidades e competências das Ciências da Natureza contidas na Base Nacional Comum Curricular. |
Keywords: | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Ensino investigativo Eletricidade Circuitos elétricos Potencial elétrico |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS |
Production unit: | Instituto de Física |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 29-Sep-2020 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Física |
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