Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25289

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Proposta pedagógica de ensino da radiação com enfoque CTSA à luz de uma pedagogia histórico-crítica baseada na justiça social
Autor(es)/Inventor(es): Manzolillo, João Gabriel Milare
Tutor: Santos, Antônio Carlos Fontes dos
Tutor : Barbosa, Vitor Acioly
Resumen: Analisando a falta de valorização cultural, financeira e social dos professores e da própria instituição escolar é inegável que passamos por uma crise do sistema educacional brasileiro na atualidade. Pensando nessa crise, propõe-se uma estratégia de reformulação e reestruturação do ensino da física de radiações, voltando o processo de ensino-aprendizagem para as práticas sociais dos alunos. Além disso, esta estratégia tenta estimular os debates sobre valorização e divulgação da ciência, utilizando-se de óticas científicas para discussões sobre justiça social e ambientalismo. Essa proposta não objetiva somente repensar o modo de ensinar a física de radiações, mas utilizar-se deste tema para redefinir a própria ciência, compreendendo-a a partir de um enfoque CTSA. Para além da compreensão e aplicação de fenômenos naturais, nesse enfoque vemos a ciência como uma visão de mundo e de sociedade compreendendo e analisando as práticas sociais a partir desses fenômenos naturais. Ademais, reestrutura-se a ideia de ciência contrariando os ideais positivistas de um conhecimento científico neutro, reafirmando seus valores e posicionamentos. Formando assim uma concepção crítica e social de ciência e a partir desta, reestruturando todo o pensar científico e seu processo de ensino-aprendizagem.
Materia: Radiação
Ensino de física
Ensino de ciências
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JGMManzolillo.pdf900.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.