Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25294

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Autenticidade e influenciadores: brasilidade, beleza e pele com a linha antiacne da Garnier Skin Active
Author(s)/Inventor(s): Faria, Ana Luiza Gouvêa de
Advisor: Oliveira Junior, Ribamar José de
Abstract: O estudo analisa a estratégia de segmentação de uma linha de produtos anti-acne da Garnier Skin Active, uma marca do grupo L'Oréal, com foco nos posts realizados no período de 2023 a outubro de 2024. A análise examina como a marca comunica sua proposta no mercado brasileiro, abordando estratégias de marketing digital e segmentação para engajar e atender às expectativas dos consumidores locais. Esta pesquisa emprega uma abordagem integrativa de métodos qualitativos e quantitativos para descrever a estratégia de marketing adotada pela marca na contratação de influenciadores digitais no Instagram. Para tal, houve a construção de um banco de dados com as postagens do perfil oficial da marca nos quais influenciadores digitais apareciam. Esse banco de dados possibilitou uma análise de estatística descritiva de variáveis como: número de postagens com influenciadores, diversidade racial entre eles, engajamento médio das postagens (curtidas, comentários e compartilhamentos), tipo de produto promovido, gênero e faixa etária dos influenciadores. Além disso, há uma revisão da literatura acerca da inserção dos dermocosméticos no Brasil e sobre comunicação digital e influência no mercado brasileiro.
Keywords: Cosméticos
Globalização
Mercado brasileiro
Influenciadores digitais
Marketing
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FARIA, Ana Luiza Gouvêa de. Autenticidade e influenciadores: brasilidade, beleza e pele com a linha antiacne da Garnier Skin Active. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Ana Luiza-min.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.