Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25297

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A importância da experimentação para o processo de aprendizagem no ensino de física
Author(s)/Inventor(s): Santana, André Felipe Nunes
Advisor: Santos, Antônio Carlos Fontes dos
Abstract: As atividades experimentais relacionados à física são cada vez mais necessárias para os processos de ensino e aprendizagem do aluno. Todavia, não são práticas adotadas na maioria das escolas do Brasil, ou por falta de um laboratório didático ou por vontade da escola ou do professor. A partir de uma prática vivenciada no Centro Educacional Aydano de Almeida (Escola Pública de Nilópolis) e no Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Nilópolis, me fez compreender a necessidade da formação do aluno na área da física. O objetivo desse experimento com os alunos é colher os dados dos resultados através de experimento e comparando a viscosidade dos fluidos, relacionado com os conceitos de temperatura, pressão e a composição do sistema. Além disso, ajuda a conceituar os fluidos e suas propriedades fundamentais. Antes de iniciarmos o experimento, infelizmente, os alunos não puderam realizar o experimento na sala de aula, isso se deve a pandemia do Covid-19 que atingiu o mundo no ano de 2020. Assim, foi utilizado de forma individual o experimento e, por fim, será realizado no aplicativo Google Meet discussões dos alunos sobre a viscosidade realizada sobre cada experimento.
Keywords: Experimentação
Ensino e aprendizagem
Ensino de física
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFNSantana.pdf810.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.