Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25320

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Desigualdade de gênero nos quadros da magistratura brasileira: uma análise da representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Tayane Andrade da
Tutor: Almeida, Phillipe Oliveira de
Resumen: Este trabalho pretende investigar a desigualdade de gênero na magistratura brasileira, com foco na representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal (STF). Serão analisados os fatores históricos e institucionais que contribuem para essa sub-representação. A ordem constitucional brasileira estabelece como direito fundamental à igualdade formal e material, visando a construção de uma sociedade justa, pautada na dignidade da pessoa humana e nos valores sociais do trabalho. Nesse contexto, este trabalho se propõe a examinar a falta de equidade em um dos cargos mais altos da elite do Judiciário. Além disso, a presente pesquisa pretende analisar, por meio das constituições, o desenvolvimento do Poder Judiciário e os procedimentos de ingresso à magistratura, incluindo a indicação de ministros ao STF e a arguição pública a que são submetidos. Ademais, abordará a composição histórica dos quadros do STF e dos tribunais superiores na contemporaneidade, bem como as adversidades enfrentadas pelas mulheres ministras ao longo de suas trajetórias. O método desta monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental. Serão consultados livros, artigos científicos, dissertações, legislações, dentre outras fontes disponíveis. Esse procedimento visa obter uma compreensão ampla e fundamentada do tema, alinhada aos objetivos da pesquisa.
Materia: Gênero
Magistratura
Representatividade
Gender
Judiciary
Representativeness
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Tayane Andrade da. Desigualdade de gênero nos quadros da magistratura brasileira: uma análise da representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TASilva_min.pdf293.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.