Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25320
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desigualdade de gênero nos quadros da magistratura brasileira: uma análise da representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal
Author(s)/Inventor(s): Silva, Tayane Andrade da
Advisor: Almeida, Phillipe Oliveira de
Abstract: Este trabalho pretende investigar a desigualdade de gênero na magistratura brasileira, com foco na representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal (STF). Serão analisados os fatores históricos e institucionais que contribuem para essa sub-representação. A ordem constitucional brasileira estabelece como direito fundamental à igualdade formal e material, visando a construção de uma sociedade justa, pautada na dignidade da pessoa humana e nos valores sociais do trabalho. Nesse contexto, este trabalho se propõe a examinar a falta de equidade em um dos cargos mais altos da elite do Judiciário. Além disso, a presente pesquisa pretende analisar, por meio das constituições, o desenvolvimento do Poder Judiciário e os procedimentos de ingresso à magistratura, incluindo a indicação de ministros ao STF e a arguição pública a que são submetidos. Ademais, abordará a composição histórica dos quadros do STF e dos tribunais superiores na contemporaneidade, bem como as adversidades enfrentadas pelas mulheres ministras ao longo de suas trajetórias. O método desta monografia consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental. Serão consultados livros, artigos científicos, dissertações, legislações, dentre outras fontes disponíveis. Esse procedimento visa obter uma compreensão ampla e fundamentada do tema, alinhada aos objetivos da pesquisa.
Keywords: Gênero
Magistratura
Representatividade
Gender
Judiciary
Representativeness
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Tayane Andrade da. Desigualdade de gênero nos quadros da magistratura brasileira: uma análise da representatividade feminina no Supremo Tribunal Federal. 2024. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TASilva_min.pdf293.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.