Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25366
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | A importância das monografias de final de curso na licenciatura em física |
| Author(s)/Inventor(s): | Fernandes, Matheus Baptista dos Santos |
| Advisor: | Vianna, Deise Miranda |
| Abstract: | Analisando dez monografias de um total de vinte e duas, podemos ver a importância dos referenciais teóricos para a formação inicial dos licenciandos em Física. Usando Fontoura (2011) para uma análise qualitativa voltada para a educação conseguimos fazer algumas observações e registros de acontecimentos, com um olhar de visões múltiplas e reflexões críticas envolvendo os participantes através das transcrições obtidas a partir da coleta de dados. Um ponto importante abordado durante a elaboração do formulário de entrevista, foi a atuação desses licenciandos como professores da educação básica durante sua graduação e quais foram os legados deixados após a elaboração do trabalho de conclusão de curso e se os referenciais bibliográficos utilizados, de fato contribuíram para a prática docente. Esta monografia busca entender e sintetizar como o processo de escrita dos trabalhos de conclusão de curso, podem influenciar na formação inicial dos licenciando, e de que forma essa influência é levada adianta durante sua atuação como professor. |
| Keywords: | Ensino investigativo Formação de professores Políticas públicas Produção científica Grupos de pesquisa |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | Aug-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| MBSFernandes.pdf | 376.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.