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dc.contributor.advisorOroski, Fábio de Almeida-
dc.contributor.authorGonçalves, Bruno Luís dos Santos-
dc.date.accessioned2025-03-20T20:23:55Z-
dc.date.available2025-03-22T03:00:12Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25396-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndústria de cosméticospt_BR
dc.subjectGranadopt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleEstratégias de crescimento de empresas de pequeno porte no setor de cosméticos – O caso da granadopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9380873464036320pt_BR
dc.contributor.referee1Hoffmann, Bettina Susanne-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6952234699501395pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Flávia Chaves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3397420209742510pt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Gustavo Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4732569794627959pt_BR
dc.description.resumoO setor de cosméticos é um dos setores mais ativos no desenvolvimento de novos produtos e de inovações da indústria química. À medida que foram evoluindo, os cosméticos passaram a, cada vez mais, estar presentes no cotidiano da população, conquistando diversos mercados com as mais distintas aplicações. Devido à atratividade desse setor, no Brasil, existe um número extremamente grande de empresas de pequeno e médio porte, com estrutura familiar, que buscam ganhar a atenção do consumidor através da adoção de diferentes tipos de estratégias. Nessa linha, esta monografia busca elaborar quais tipos de estratégias de crescimento uma empresa com esse perfil pode adotar para se destacar nessa indústria. Para tal, foram feitos estudos sobre o setor no Brasil e no mundo, para a identificação das dinâmicas do mercado e quais estratégias de crescimento são usualmente seguidas. Além disso, foi feito um estudo de caso sobre as estratégias de crescimento adotadas pela Granado, uma instituição que há 20 anos ainda era considerada uma firma de pequeno/médio porte e que se tornou uma das maiores empresas de cosméticos do país. Após a análise do caso, pôde-se perceber que houve um desenvolvimento vertiginoso e sustentável da empresa no período, devido à adoção de estratégias de crescimento, divididas em três fases. Na primeira, a empresa se preparou para o crescimento, se modernizando e qualificando sua mão-de-obra; na segunda, a Granado se reposicionou com uma nova estratégia de marketing e valorização da marca, crescendo no país; por fim, na última fase, a empresa buscou uma parceria com uma empresa internacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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