Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25396
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias de crescimento de empresas de pequeno porte no setor de cosméticos – O caso da granado
Autor(es)/Inventor(es): Gonçalves, Bruno Luís dos Santos
Orientador: Oroski, Fábio de Almeida
Resumo: O setor de cosméticos é um dos setores mais ativos no desenvolvimento de novos produtos e de inovações da indústria química. À medida que foram evoluindo, os cosméticos passaram a, cada vez mais, estar presentes no cotidiano da população, conquistando diversos mercados com as mais distintas aplicações. Devido à atratividade desse setor, no Brasil, existe um número extremamente grande de empresas de pequeno e médio porte, com estrutura familiar, que buscam ganhar a atenção do consumidor através da adoção de diferentes tipos de estratégias. Nessa linha, esta monografia busca elaborar quais tipos de estratégias de crescimento uma empresa com esse perfil pode adotar para se destacar nessa indústria. Para tal, foram feitos estudos sobre o setor no Brasil e no mundo, para a identificação das dinâmicas do mercado e quais estratégias de crescimento são usualmente seguidas. Além disso, foi feito um estudo de caso sobre as estratégias de crescimento adotadas pela Granado, uma instituição que há 20 anos ainda era considerada uma firma de pequeno/médio porte e que se tornou uma das maiores empresas de cosméticos do país. Após a análise do caso, pôde-se perceber que houve um desenvolvimento vertiginoso e sustentável da empresa no período, devido à adoção de estratégias de crescimento, divididas em três fases. Na primeira, a empresa se preparou para o crescimento, se modernizando e qualificando sua mão-de-obra; na segunda, a Granado se reposicionou com uma nova estratégia de marketing e valorização da marca, crescendo no país; por fim, na última fase, a empresa buscou uma parceria com uma empresa internacional.
Palavras-chave: Indústria de cosméticos
Granado
Estudo de caso
Planejamento estratégico
Análise de dados
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLSGonçalves.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.