Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Senna, Ana Maria | - |
dc.contributor.author | Cerqueira, Daysid Lucid de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-05T15:59:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:31Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/253 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei 12.244/2010 | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecário | pt_BR |
dc.subject | Biblioteca Escolar | pt_BR |
dc.title | Biblioteca escolar: Uma análise narrativa sobre as perspectivas do cumprimento da Lei 12.244 /2010 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8811350010905340 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Robson Santos | - |
dc.contributor.referee2 | Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de | - |
dc.description.resumo | Trata-se de um panorama de estudo sobre os artigos que compõe a Lei 12.244/2010 em confronto direto com os resultados das entrevistas realizadas como estudo do trabalho. Apresenta a realidade de quatro bibliotecas escolares, sendo de escolas particulares e públicas estaduais do bairro de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias – RJ. A lei em questão aborda os aspectos básicos que deverão ter uma biblioteca escolar, tal como o profissional adequado a atuar nesse ambiente, que é o bibliotecário com formação universitária. Os objetivos da pesquisa foram identificar se o responsável das bibliotecas escolares têm informação sobre o profissional bibliotecário; traçar uma linha de discussão e análise descritiva entre os dados das entrevistas e o conteúdo das bibliografias utilizadas e avaliar a importância atual do profissional bibliotecário nas bibliotecas escolares, tendo em vista os fatores positivos e negativos dentro das perspectivas do cumprimento da Lei 12.244/2010. Usamos a técnica de entrevistas para coletar dados e uma revisão bibliográfica sobre o tema para embasar na leitura dos resultados. O estudo apresentado é relevante, pois traz dados qualitativos de como se apresentam as bibliotecas escolares do bairro, anteriormente citado, e o que precisará ser feito para se adequarem ao que diz a lei. Acredita-se que um cidadão consciente começa sua formação nos seus primeiros anos de escola. Os seus primeiros contatos com um bom profissional e com a leitura podem fazer com que ele se torne um cidadão consciente e crítico e que participa ativamente de ações educacionais e culturais nas escolas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cerqueira_Daysid_TCC2.pdf | 653.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.