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dc.contributor.advisorSenna, Ana Maria-
dc.contributor.authorCerqueira, Daysid Lucid de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-05-05T15:59:45Z-
dc.date.available2016-05-07T03:00:14Z-
dc.date.issued2014-12-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/253-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLei 12.244/2010pt_BR
dc.subjectBibliotecáriopt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.titleBiblioteca escolar: Uma análise narrativa sobre as perspectivas do cumprimento da Lei 12.244 /2010pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8811350010905340pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee2Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.description.resumoTrata-se de um panorama de estudo sobre os artigos que compõe a Lei 12.244/2010 em confronto direto com os resultados das entrevistas realizadas como estudo do trabalho. Apresenta a realidade de quatro bibliotecas escolares, sendo de escolas particulares e públicas estaduais do bairro de Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias – RJ. A lei em questão aborda os aspectos básicos que deverão ter uma biblioteca escolar, tal como o profissional adequado a atuar nesse ambiente, que é o bibliotecário com formação universitária. Os objetivos da pesquisa foram identificar se o responsável das bibliotecas escolares têm informação sobre o profissional bibliotecário; traçar uma linha de discussão e análise descritiva entre os dados das entrevistas e o conteúdo das bibliografias utilizadas e avaliar a importância atual do profissional bibliotecário nas bibliotecas escolares, tendo em vista os fatores positivos e negativos dentro das perspectivas do cumprimento da Lei 12.244/2010. Usamos a técnica de entrevistas para coletar dados e uma revisão bibliográfica sobre o tema para embasar na leitura dos resultados. O estudo apresentado é relevante, pois traz dados qualitativos de como se apresentam as bibliotecas escolares do bairro, anteriormente citado, e o que precisará ser feito para se adequarem ao que diz a lei. Acredita-se que um cidadão consciente começa sua formação nos seus primeiros anos de escola. Os seus primeiros contatos com um bom profissional e com a leitura podem fazer com que ele se torne um cidadão consciente e crítico e que participa ativamente de ações educacionais e culturais nas escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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