Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25406
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Os desafios do livro didático para o ensino de alemão em escolas públicas do Rio de Janeiro |
Author(s)/Inventor(s): | Silva, Daniela Farias Corrêa da |
Advisor: | Ferreira , Mergenfel Andromergena Vaz |
Abstract: | No ensino de alemão como língua adicional no Brasil, há a predominância da utilização de livros didáticos internacionais produzidos por grandes editoras alemãs que fazem parte do mercado editorial alemão e revelam ter carácter universalista (cf. Uphoff, 2009). No entanto, quando adotados no contexto brasileiro, mais precisamente, no âmbito desta pesquisa, em escolas públicas na periferia do Rio de Janeiro, o livro didático internacional não atende às especificidades destes alunos. Partindo deste princípio, o presente trabalho visa apresentar e discutir a problemática acerca dos livros didáticos internacionais que são amplamente utilizados no Brasil, com base em perspectivas decoloniais (Ferreira, 2014) e interculturais (Puh, 2020). De acordo com essas perspectivas, propomos uma análise do livro didático infanto-juvenil, Beste Freunde A1.1 Kursbuch, livro destinado à faixa etária que corresponde às turmas do Ensino Fundamental 1 e 2 e que vem sendo utilizado em algumas escolas do município do Rio de Janeiro. |
Keywords: | Língua estrangeira Estudo e ensino Língua alemã Livro didático Interculturalidade Decolonialidade |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2025 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Alemão |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DFCSilva.pdf | 723.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.