Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25406
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Os desafios do livro didático para o ensino de alemão em escolas públicas do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, Daniela Farias Corrêa da
Advisor: Ferreira , Mergenfel Andromergena Vaz
Abstract: No ensino de alemão como língua adicional no Brasil, há a predominância da utilização de livros didáticos internacionais produzidos por grandes editoras alemãs que fazem parte do mercado editorial alemão e revelam ter carácter universalista (cf. Uphoff, 2009). No entanto, quando adotados no contexto brasileiro, mais precisamente, no âmbito desta pesquisa, em escolas públicas na periferia do Rio de Janeiro, o livro didático internacional não atende às especificidades destes alunos. Partindo deste princípio, o presente trabalho visa apresentar e discutir a problemática acerca dos livros didáticos internacionais que são amplamente utilizados no Brasil, com base em perspectivas decoloniais (Ferreira, 2014) e interculturais (Puh, 2020). De acordo com essas perspectivas, propomos uma análise do livro didático infanto-juvenil, Beste Freunde A1.1 Kursbuch, livro destinado à faixa etária que corresponde às turmas do Ensino Fundamental 1 e 2 e que vem sendo utilizado em algumas escolas do município do Rio de Janeiro.
Keywords: Língua estrangeira
Estudo e ensino
Língua alemã
Livro didático
Interculturalidade
Decolonialidade
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Alemão

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DFCSilva.pdf723.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.