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http://hdl.handle.net/11422/25406
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Os desafios do livro didático para o ensino de alemão em escolas públicas do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Daniela Farias Corrêa da |
Orientador: | Ferreira , Mergenfel Andromergena Vaz |
Resumo: | No ensino de alemão como língua adicional no Brasil, há a predominância da utilização de livros didáticos internacionais produzidos por grandes editoras alemãs que fazem parte do mercado editorial alemão e revelam ter carácter universalista (cf. Uphoff, 2009). No entanto, quando adotados no contexto brasileiro, mais precisamente, no âmbito desta pesquisa, em escolas públicas na periferia do Rio de Janeiro, o livro didático internacional não atende às especificidades destes alunos. Partindo deste princípio, o presente trabalho visa apresentar e discutir a problemática acerca dos livros didáticos internacionais que são amplamente utilizados no Brasil, com base em perspectivas decoloniais (Ferreira, 2014) e interculturais (Puh, 2020). De acordo com essas perspectivas, propomos uma análise do livro didático infanto-juvenil, Beste Freunde A1.1 Kursbuch, livro destinado à faixa etária que corresponde às turmas do Ensino Fundamental 1 e 2 e que vem sendo utilizado em algumas escolas do município do Rio de Janeiro. |
Palavras-chave: | Língua estrangeira Estudo e ensino Língua alemã Livro didático Interculturalidade Decolonialidade |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2025 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Alemão |
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