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dc.contributor.advisorJardim, Maria Helena Cautiero Horta-
dc.contributor.authorSilva, Gabrielly de Andrade da-
dc.date.accessioned2025-03-23T18:40:39Z-
dc.date.available2025-03-25T03:00:12Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/25422-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectOtimização combinatóriapt_BR
dc.subjectProblema de grade horáriapt_BR
dc.subjectGrade horária baseada no currículopt_BR
dc.subjectCombinatorial optimizationpt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectCurriculum basedpt_BR
dc.subjectTimetabling problempt_BR
dc.titleModelagem bipartida para a solução do problema da grade horária universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, João Carlos Pereira da-
dc.contributor.referee1Paixão, João Antônio Recio da-
dc.contributor.referee2Mendonça, Luziane Ferreira de-
dc.description.resumoEste trabalho propõe a criação de um modelo matemático bipartido para a otimização da grade horária no Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), automatizando a alocação de disciplinas e salas com o objetivo de otimizar o uso de recursos e reduzir erros comuns no processo manual, ainda amplamente utilizado. O modelo separa a alocação de salas da designação de professores às disciplinas, tratando-os como dois problemas distintos, porém interligados, o que torna o processo mais flexível e adaptável a outros cenários. Para a construção dos dois modelos, foram consideradas boas práticas de mercado e da engenharia de software, assegurando que a solução fosse robusta, escalável e passível de adaptação no futuro. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso, que incluiu o mapeamento de requisitos, modelagem matemática e validação de resultados, utilizando técnicas de otimização combinatória e programação matemática. A implementação foi realizada com a utilização do solver Gurobi em Python. A flexibilidade do modelo proposto permite futuras adaptações às mudanças nas diretrizes acadêmicas do IC e de outros cursos do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da UFRJ. Além disso, as simulações realizadas se mostraram promissoras para uma aplicação real, demonstrando potencial para otimizar recursos como tempo e capacidade de trabalho. Dessa forma, o modelo proposto possibilita um melhor aproveitamento dos recursos institucionais e oferece uma solução mais eficiente para o agendamento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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