Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25431
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Dança e verdade na escola: um diálogo com a filosofia de Friedrich Nietzsche |
Other Titles: | Dance and truth at school: a dialogue with the philosophy of Friedrich Nietzsche |
Author(s)/Inventor(s): | Marques, Alice Alves |
Advisor: | Fagundes, Igor Teixeira Silva |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança consiste em abordar a questão da verdade no processo de ensino-aprendizagem em dança. E tem como objetivo discutir a valorização de um conceito de verdade imposto no sistema de ensino brasileiro pela cultura ocidental através do conhecimento racional-científico dominante. Desse modo, o trabalho espera contribuir na reflexão sobre as dificuldades encontradas pelos professores neste espaço ainda restrito que ocupam, bem como favorecer uma discussão sobre as práticas pedagógicas, afirmando a complexidade de uma disciplina artística no modo de ensinar e aprender. Fora de uma objetividade tecnicista de aprendizado e execução, a dança se faz subjetiva e atrelada às singularidades e, assim, se aproxima, da potência poética do corpo que, em Friedrich Nietzsche, se confronta com o pensamento racionalista científico, paradigmático da tradição ocidental moderna. Ele traz de volta para o pensamento não apenas o corpo, mas a arte. A metodologia será feita por uma abordagem bibliográfica, a partir de discussão teórica e com referencial filosófico. Por fim, percebem-se as implicações da tradição ocidental na distorção da verdade como conceito de certeza e adequação, o que influenciou o lugar ocupado pelo corpo e pela arte na construção do conhecimento, e que revela, portanto, a importância da dança – de um sentido expandido de dança – na educação (também em um sentido expandido), articulando o corpo e a experiência no ato da criação. |
Keywords: | Dança Dancing Filosofia Philosophy Aprendizagem Learning Ensino Teaching Arte Art Instituições acadêmicas Schools Educação Education Pensamento Thinking |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Production unit: | Escola de Educação Física e Desportos |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MARQUES, Alice Alves. Dança e verdade ne escola: um diálogo com a filosofia de Friedrich Nietzsche. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AAMarques.pdf | 315.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.