Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25431
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Dança e verdade na escola: um diálogo com a filosofia de Friedrich Nietzsche
Título(s) alternativo(s): Dance and truth at school: a dialogue with the philosophy of Friedrich Nietzsche
Autor(es)/Inventor(es): Marques, Alice Alves
Orientador: Fagundes, Igor Teixeira Silva
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança consiste em abordar a questão da verdade no processo de ensino-aprendizagem em dança. E tem como objetivo discutir a valorização de um conceito de verdade imposto no sistema de ensino brasileiro pela cultura ocidental através do conhecimento racional-científico dominante. Desse modo, o trabalho espera contribuir na reflexão sobre as dificuldades encontradas pelos professores neste espaço ainda restrito que ocupam, bem como favorecer uma discussão sobre as práticas pedagógicas, afirmando a complexidade de uma disciplina artística no modo de ensinar e aprender. Fora de uma objetividade tecnicista de aprendizado e execução, a dança se faz subjetiva e atrelada às singularidades e, assim, se aproxima, da potência poética do corpo que, em Friedrich Nietzsche, se confronta com o pensamento racionalista científico, paradigmático da tradição ocidental moderna. Ele traz de volta para o pensamento não apenas o corpo, mas a arte. A metodologia será feita por uma abordagem bibliográfica, a partir de discussão teórica e com referencial filosófico. Por fim, percebem-se as implicações da tradição ocidental na distorção da verdade como conceito de certeza e adequação, o que influenciou o lugar ocupado pelo corpo e pela arte na construção do conhecimento, e que revela, portanto, a importância da dança – de um sentido expandido de dança – na educação (também em um sentido expandido), articulando o corpo e a experiência no ato da criação.
Palavras-chave: Dança
Dancing
Filosofia
Philosophy
Aprendizagem
Learning
Ensino
Teaching
Arte
Art
Instituições acadêmicas
Schools
Educação
Education
Pensamento
Thinking
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
Unidade produtora: Escola de Educação Física e Desportos
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Nov-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MARQUES, Alice Alves. Dança e verdade ne escola: um diálogo com a filosofia de Friedrich Nietzsche. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAMarques.pdf315.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.