Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/25431
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Dança e verdade na escola: um diálogo com a filosofia de Friedrich Nietzsche |
Título(s) alternativo(s): | Dance and truth at school: a dialogue with the philosophy of Friedrich Nietzsche |
Autor(es)/Inventor(es): | Marques, Alice Alves |
Orientador: | Fagundes, Igor Teixeira Silva |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Dança consiste em abordar a questão da verdade no processo de ensino-aprendizagem em dança. E tem como objetivo discutir a valorização de um conceito de verdade imposto no sistema de ensino brasileiro pela cultura ocidental através do conhecimento racional-científico dominante. Desse modo, o trabalho espera contribuir na reflexão sobre as dificuldades encontradas pelos professores neste espaço ainda restrito que ocupam, bem como favorecer uma discussão sobre as práticas pedagógicas, afirmando a complexidade de uma disciplina artística no modo de ensinar e aprender. Fora de uma objetividade tecnicista de aprendizado e execução, a dança se faz subjetiva e atrelada às singularidades e, assim, se aproxima, da potência poética do corpo que, em Friedrich Nietzsche, se confronta com o pensamento racionalista científico, paradigmático da tradição ocidental moderna. Ele traz de volta para o pensamento não apenas o corpo, mas a arte. A metodologia será feita por uma abordagem bibliográfica, a partir de discussão teórica e com referencial filosófico. Por fim, percebem-se as implicações da tradição ocidental na distorção da verdade como conceito de certeza e adequação, o que influenciou o lugar ocupado pelo corpo e pela arte na construção do conhecimento, e que revela, portanto, a importância da dança – de um sentido expandido de dança – na educação (também em um sentido expandido), articulando o corpo e a experiência no ato da criação. |
Palavras-chave: | Dança Dancing Filosofia Philosophy Aprendizagem Learning Ensino Teaching Arte Art Instituições acadêmicas Schools Educação Education Pensamento Thinking |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Unidade produtora: | Escola de Educação Física e Desportos |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 30-Nov-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MARQUES, Alice Alves. Dança e verdade ne escola: um diálogo com a filosofia de Friedrich Nietzsche. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Dança) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAMarques.pdf | 315.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.