Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2544
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Marketing esportivo aplicado ao futebol: uma fonte de viabilidade econômica
Author(s)/Inventor(s): Escobar, Roberto Gonçalves
Advisor: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Abstract: Identifica os resultados obtidos na utilização do marketing esportivo na gestão dos clubes de futebol no mundo, especificamente no Brasil. Nesse contexto, será detalhada a estrutura de mercado do futebol, ou seja, como ele é formado e suas principais características. Após a apresentação da estrutura de mercado, será apresentado o marketing esportivo com as suas principais características e como as empresas e clubes se relacionam em busca de valorização da marca e fidelização do consumidor. Finalizando, serão mostrados os modelos de gestão dos clubes e campeonatos que já utilizam o marketing esportivo como principal ferramenta de diversificação de receita, comparando com a gestão de futebol nos clubes brasileiros. Os resultados obtidos a partir da profissionalização da gestão e da utilização do marketing esportivo mostram que é possível alcançar bons resultados.
Keywords: Marketing esportivo
Futebol
Estratégia empresarial
Gestão estratégica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RGEscobar.pdf282.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.