Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2544
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Marketing esportivo aplicado ao futebol: uma fonte de viabilidade econômica
Autor(es)/Inventor(es): Escobar, Roberto Gonçalves
Orientador: Melo, Lauro Luís Martins Medeiros de
Resumo: Identifica os resultados obtidos na utilização do marketing esportivo na gestão dos clubes de futebol no mundo, especificamente no Brasil. Nesse contexto, será detalhada a estrutura de mercado do futebol, ou seja, como ele é formado e suas principais características. Após a apresentação da estrutura de mercado, será apresentado o marketing esportivo com as suas principais características e como as empresas e clubes se relacionam em busca de valorização da marca e fidelização do consumidor. Finalizando, serão mostrados os modelos de gestão dos clubes e campeonatos que já utilizam o marketing esportivo como principal ferramenta de diversificação de receita, comparando com a gestão de futebol nos clubes brasileiros. Os resultados obtidos a partir da profissionalização da gestão e da utilização do marketing esportivo mostram que é possível alcançar bons resultados.
Palavras-chave: Marketing esportivo
Futebol
Estratégia empresarial
Gestão estratégica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RGEscobar.pdf282.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.