Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25459
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uso de ferramentas digitais no ensino de química
Author(s)/Inventor(s): Silva, Rayane Caldas
Advisor: Esteves, Pierre Mothé
Co-advisor: Sitton, Natasha Kelber
Abstract: Os avanços tecnológicos trouxeram uma série de melhorias para a sociedade, impactando positivamente diversos setores da atividade econômica e social, melhorando a eficiência e otimizando tempo. Na educação, o resultado não seria diferente. A farta disponibilidade de recursos digitais oferece ao aluno e ao professor uma ampla oferta de ferramentas que auxiliam o aprendizado na medida em que contextualizam os conteúdos abordados em sala de aula, seja através de vídeos, simulações, laboratórios virtuais, aplicativos de celular e outros. Por meio deste trabalho, foram identificadas as principais ferramentas digitais atualmente empregadas no ensino de química, bem como analisada sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Essas tecnologias têm potencial de tornar as aulas mais dinâmicas e de transformar conceitos abstratos em postulados mais acessíveis, potencializando a aprendizagem e promovendo o engajamento por parte dos estudantes. O estudo concluiu que a adoção das ferramentas digitais no ensino de química são eficazes, mostrando-se como recursos valiosos no desenvolvimento de habilidades científicas e tecnológicas. No entanto, sua adoção no cotidiano escolar ainda enfrenta desafios a serem superados, como a falta de infraestrutura nas escolas, a desigualdade no acesso à tecnologia e a falta de capacitação docente.
Keywords: Ferramentas digitais
Ensino de química
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Production unit: Instituto de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2024
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RCSilva.pdf1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.