Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25465
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do uso de PET e PE reciclado em embalagens cosméticas
Autor(es)/Inventor(es): Prado, Estefany da Silva Campos
Orientador: Hoffmann, Bettina Susanne
Resumo: O plástico atualmente é o material mais utilizado para a produção de embalagens. Devido ao seu alto consumo e tendência de crescimento significativo, tem se tornado um desafio para a sociedade, pois impacta diretamente na geração de resíduos sólidos. Estes, se não forem descartados e geridos corretamente, podem acabar tendo destinações inapropriadas, causando grandes impactos ambientais. Considerando que a maioria das embalagens são produzidas a partir de Polietileno Tereftalato (PET) e Polietileno (PE), polímeros com qualificação para reciclagem, este trabalho tem por objetivo identificar como tem sido a utilização destes polímeros reciclados em embalagens cosméticas. Ao contrário do setor agroalimentar, a indústria cosmética não oferece atualmente um quadro de referência ou diretrizes para a análise sistemática das interações do recipiente-conteúdo, principalmente as legislações para materiais reciclados, estão mais relacionadas ao contato com alimentos. Por essa razão algumas empresas do setor tendem a ter dificuldades na troca dos materiais virgens pelos reciclados na tentativa de conciliar o padrão de qualidade no grau que os cosméticos necessitam. Estudos demonstram a existência de tecnologias capazes de produzir embalagens confiáveis e compatíveis com produtos cosméticos, através de processos mais simplificados, além da contínua busca e desenvolvimento por novas soluções cada vez mais sustentáveis, para garantir a segurança do consumidor final. Tendo em vista que a qualidade do material após a reciclagem, depende diretamente da técnica escolhida, atualmente a reciclagem mecânica tem sido mais a empregada, porém por conta da necessidade de produtos de maior qualidade, a reciclagem química e biológica tem sido vastamente investigada para desenvolvimento de um processo que seja sustentável ambiental e viável economicamente. Apesar dos desafios, os players têm se mostrado favoráveis a embalagens de polímeros reciclados, delimitando metas para a substituição do plástico virgem. Sendo assim, se observa o engajamento dos players e a necessidade de políticas de incentivo, para o contínuo crescimento da demanda por embalagens cosméticas recicladas.
Palavras-chave: Polímeros
Reciclagem
Embalagens cosméticas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Dez-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PRADO, Estefany da Silva Campos. Avaliação do uso de PET e PE reciclado em embalagens cosméticas. 2023. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCPrado.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.