Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/25490

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty
Author(s)/Inventor(s): Azevedo, Thiago Pires de
Advisor: Candido, Gisele Batista
Abstract: A educação tradicional frequentemente reduz o aluno a um objeto de correção ou a uma abstração conceitual, ignorando sua vivência concreta. O empirismo, ao tratá-lo como um ser disfuncional sem considerar seu contexto cultural e relacional, e o intelectualismo, ao reduzi-lo a uma construção conceitual que desconsidera sua realidade fenomenológica, restringem sua experiência de aprendizagem. Esta monografia investiga as projeções feitas sobre o estudante no contexto educacional, explorando as tensões entre os paradigmas de ensino e a realidade escolar. A partir de uma abordagem fenomenológica, propõe-se uma compreensão mais profunda das relações educativas, reconhecendo que a aprendizagem ocorre na interseção entre corpo, mente e contexto social. Fundamentado em Merleau-Ponty, o estudo questiona modelos que restringem a liberdade do educando e aponta para uma educação que, em vez de enquadrá-lo em estruturas fixas, valorize sua experiência e potencial criativo.
Keywords: Educação básica
Fenomenologia
Filosofia
Merleau-Ponty
Pedagogia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 10-Mar-2025
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: AZEVEDO, Thiago Pires de. Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TPAzevedo.pdf576.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.