Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/25490
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty |
| Author(s)/Inventor(s): | Azevedo, Thiago Pires de |
| Advisor: | Candido, Gisele Batista |
| Abstract: | A educação tradicional frequentemente reduz o aluno a um objeto de correção ou a uma abstração conceitual, ignorando sua vivência concreta. O empirismo, ao tratá-lo como um ser disfuncional sem considerar seu contexto cultural e relacional, e o intelectualismo, ao reduzi-lo a uma construção conceitual que desconsidera sua realidade fenomenológica, restringem sua experiência de aprendizagem. Esta monografia investiga as projeções feitas sobre o estudante no contexto educacional, explorando as tensões entre os paradigmas de ensino e a realidade escolar. A partir de uma abordagem fenomenológica, propõe-se uma compreensão mais profunda das relações educativas, reconhecendo que a aprendizagem ocorre na interseção entre corpo, mente e contexto social. Fundamentado em Merleau-Ponty, o estudo questiona modelos que restringem a liberdade do educando e aponta para uma educação que, em vez de enquadrá-lo em estruturas fixas, valorize sua experiência e potencial criativo. |
| Keywords: | Educação básica Fenomenologia Filosofia Merleau-Ponty Pedagogia |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 10-Mar-2025 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | AZEVEDO, Thiago Pires de. Desconstruindo projeções educacionais a partir da fenomenologia de Merleau-Ponty. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TPAzevedo.pdf | 576.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.