Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/25506
| Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título : | Armas químicas: possibilidades e limitações de um tema controverso na escola básica. |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pontes, Graciano Pereira |
| Tutor: | Araujo Neto, Waldmir Nascimento de |
| Resumen: | O desenvolvimento da sociedade contemporânea foi marcado por inúmeras inovações e mudanças significativas. Ao longo da história, a humanidade se adaptou e evoluiu em resposta a eventos como catástrofes naturais, pandemias, a descoberta de novos territórios, crises alimentares, conflitos bélicos e avanços científicos. Esses eventos influenciaram diretamente no desenvolvimento de medicamentos e no aumento da expectativa de vida. Paralelamente, o progresso da química desempenhou um papel crucial, oferecendo melhorias significativas em diversos setores, incluindo medicina, energia, tecnologia espacial, construção civil, eletrônica, indústria alimentícia e agricultura. A descoberta dos organofosforados, em particular, revolucionou a produção de alimentos, melhorando seu rendimento e durabilidade desde o cultivo até o consumo. No entanto, este avanço na química também trouxe desafios éticos e morais, uma vez que o conhecimento adquirido foi utilizado de maneira destrutiva na produção de agentes químicos de guerra, que causaram mortes e sofrimentos inimagináveis a homens, mulheres, crianças e animais. A guerra, que antes era caracterizada por combates físicos diretos, evoluiu para formas mais letais de confronto com o uso de pólvora, veículos blindados, artilharia e armas químicas. Estas últimas, em particular, causaram danos irreparáveis a pessoas, terras, plantações e fontes de água, além de um impacto psicológico devastador nos campos de batalha. Este estudo visa revisar os registros históricos da guerra química, abrangendo referências bíblicas, civilizações medievais, tribos indígenas, e culminando com o desenvolvimento e uso de gases como o cloro na Primeira Guerra Mundial e os organofosforados durante o Holocausto na Segunda Guerra Mundial. O objetivo é desenvolver um plano de aula que integre temas e conteúdos químicos relacionados às armas químicas, a serem abordados no ensino básico. |
| Materia: | Agentes químicos de guerra Guerra-química Organofosforados Armas químicas Escola básica |
| Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade de producción: | Instituto de Química |
| Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Fecha de publicación: | 11-dic-2023 |
| País de edición : | Brasil |
| Idioma de publicación: | por |
| Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | Química |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GPPontes.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.