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dc.contributor.advisorFreire, Vanda Lima Bellard-
dc.contributor.authorFaria, Paulo Rogério Campos de-
dc.date.accessioned2017-07-28T20:19:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:29Z-
dc.date.issued1996-06-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2550-
dc.description.abstractThe object of our study is the introduction, in the city of Rio de Janeiro, of a new concept of piano playing, during the nineteenth century, what we call concert-pianism. At that time. it meant a new approach conceming piano playing; namely, the new focus on the solists, the intemational virtuosi that began giving concerts in the city, very much in the tradition of romanticism : the world touring heroe-artist, the genius, and so on. The fact bears,connections with the society structural transformations, which the country was going through. This approach had a counterpart in what we call salon-pianism, which means basically private music in homes, salons or even small events, to which ball music, singing and instrumental performance of technically non-complex music is related. We try to work out, in the study of the phenomenon, two complementary approaches: one interpreting analysis, in a dialetical basis, as to connect it to the wider range of social history. On the other hand, giving it a treatment of a communication phenomenon, we make an attempt to identify the constituting elements of the aesthetic message, and at last, the way it relates to the social structure.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFINEPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subjectRio de Janeiro (RJ)pt_BR
dc.titlePianismo de concerto no Rio de Janeiro do século xixpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7284630566143232pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8640020210929784pt_BR
dc.contributor.referee1Neves, José Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5982498547865594pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo Junior, Samuel Mello-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159891739318203pt_BR
dc.description.resumoO foco deste estudo é a introdução de uma nova prática pianística de concerto no Rio de Janeiro, em meados do século XIX, a que chamamos de pianismo de concerto, objetivada pelo enfoque solístico e virtuosístico, associado à estética romântica, heroicizadora da figura do artista, e concretizada com a vinda dos primeiros grandes pianistas virtuoses internacionais, a se apresentarem ao público nos teatros da cidade. Como hábito importado da Europa, integra um corpo de transformações culturais ligadas às transformações da estrutura social do país, como parte de um ideário burguês das elites brasileiras. Esta prática conviveu com o pianismo de salão, como convenciona-se chamar a prática pianística, cujas manifestações mais características são as danças de salão, as peças de caráter, em geral curtas, as modinhas e árias, acompanhadas ou transcritas para piano, de menor complexidade técnica, habituais nos saraus, onde os participantes eram os próprios executantes. Tentamos trabalhar, neste estudo do fenômeno, duas visões que se complementam: uma análise interpretativa, com base dialética, com o fim de articulá-lo na história social; e uma abordagem como fenômeno de comunicação, na tentativa de identificar os elementos constitucionais dessa mensagem estética e, ao final, a maneira como ela se relaciona com a estrutura social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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