Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25519

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Abordagem lúdica de conteúdos de química quântica no ensino médio: desmistificando os conceitos
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Ana Beatriz de Souza
Tutor: Tamiasso-Martinhon, Priscila
Tutor : Simões, Grazieli
Resumen: Este trabalho visa compartilhar uma proposta de ensino de conteúdos de Química Quântica para a última etapa da educação básica de ensino no Brasil, através do emprego do livro “Alice no País do Quantum”, de Robert Gilmore (1998), recorrendo ao lúdico como ferramenta facilitadora para proporcionar uma aprendizagem significativa e para aproximar o aluno da ciência, uma vez que se verifica uma lacuna de conhecimento em relação ao letramento científico, o que consequentemente gera inúmeras dificuldades em termos de aprendizagem e assimilação de conteúdos. O desenho metodológico baseou-se em um primeiro momento no livro “Aprendizagem significativa: A teoria e textos complementares”, de Marco Antonio Moreira, construindo uma base para a compreensão do conceito de aprendizagem significativa no contexto de ensino. Posteriormente, configurando-se como o principal alicerce deste trabalho, aplicou-se a obra de Gilmore, com base nos capítulos “No País do Quantum”; “O Banco de Heisenberg”; “O Instituto de Mecânica”; e “A Academia Fermi-Bose”. Considerando o exposto, foi elaborada uma sequência didática para ser aplicada em turmas do primeiro ano do ensino médio, composta por cinco encontros presenciais, cujo conteúdo programático foi fundamentado de maneira que os alunos possam desenvolver familiaridade com descritores primordiais do campo do saber da Química Quântica, e de forma que os professores possam exercer a prática docente como um instrumento de inovação e de formação de cidadãos críticos e conscientes.
Materia: Química Quântica
Lúdico
Prática docente
Alice no País do Quantum
Sequência didática
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 12-dic-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ABSBarbosa.pdf4.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.