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http://hdl.handle.net/11422/25600
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Estudo comparativo de agentes modificadores em ligantes asfálticos por análise térmica |
| Author(s)/Inventor(s): | Cunha, Joyce Rodrigues de Oliveira |
| Advisor: | Mothé, Michelle Gonçalves |
| Co-advisor: | Mothé, Chiela Gonçalves |
| Abstract: | O Brasil possui uma extensa malha rodoviária, que desempenha um papel importante no transporte de mercadorias e passageiros impactando assim o desenvolvimento econômico do país. O principal componente da pavimentação dessas estradas e rodovias é o ligante asfáltico de petróleo (CAP) ou apenas asfalto, que pode ser definido como um material viscoso e de cor escura proveniente do petróleo cru ou presente em jazidas na forma de asfalto natural. A fim de melhorar a resistência mecânica, térmica e vida útil dos ligantes asfálticos, eles são misturados com agentes modificadores. O presente trabalho tem como objetivo o estudo do comportamento térmico de amostras de ligantes asfálticos modificados de modo a avaliar o seu comportamento e sua estabilidade térmica. Os agentes modicadores utilizados foram a borra oleosa de petróleo, a borracha de pneu inservível e o Líquido da Casca de Castanha de Caju (LCC). Foram analisadas seis amostras neste trabalho, são elas: o ligante puro (CAP 50/70), uma mistura (M1) de borra oleosa de petróleo com pó de borracha de pneus, uma amostra de ligante modificado com 10% m/m de M1 (CM1-10) e outra com 20% m/m de M1 (CM1-20), ligante modificado com 10% m/m de M1 e 1% de LCC (CM1L-10) e ligante modificado com 20% m/m de M1 e 1% de LCC (CM1L-20). Todas as amostras foram caracterizadas por análise térmica utilizando as técnicas de TG, DTG e DTA no analisador termogravimétrico, modelo SDT Q600, da marca TA Instruments em uma razão de aquecimento de 10°C/min variando a temperatura de 25 até 1000°C em atmosfera inerte, utilizando aproximadamente 10 mg de amostra. A Análise Térmica se mostrou uma técnica eficiente na confirmação da incorporação da mistura de rejeitos (pneu e borra) e do LCC no ligante asfáltico. |
| Keywords: | Asfalto Análise térmica |
| Subject CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA |
| Production unit: | Escola de Química |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 18-Jul-2024 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Engenharia Química |
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