Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Maria José Veloso da Costa | - |
dc.contributor.author | Barros, Maria Cecília Jardim | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-01T17:44:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2560 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Representação descritiva | pt_BR |
dc.subject | Representação temática | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Figurino | pt_BR |
dc.title | Contribuição para representação de acervo de figurino: uma proposta para o setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Guedes, Vânia Lisboa da Silveira | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Nadir Ferreira | - |
dc.contributor.referee2 | Russo, Mariza | - |
dc.description.resumo | Aborda a representação descritiva e temática de acervo de figurino de teatro, sobretudo no que concerne à descrição física e de conteúdo. O objetivo do trabalho consiste em definir um modelo de representação descritiva e temática, para o campo de figurino de teatro, baseado em padrões internacionais, visando à disponibilização, recuperação e uso desses documentos. A justificativa para a escolha do tema deve-se a experiência com o acervo de figurino teatral do Setor de Artes Cênicas do CAp/UFRJ, no âmbito do projeto Fora de cena. O marco teórico partiu de três conceitos principais: representação descritiva, representação temática e o teatro no ensino médio. A representação descritiva é referente a um conjunto de informações padronizadas que descrevem o documento, enquanto que a representação temática se fundamenta na descrição do conteúdo do documento. O teatro no ensino médio baseia-se na apresentação das relações com o fazer teatral, na vivência pedagógica da linguagem cênica, sobretudo, na experiência profissional ao desenvolver pontes de integração entre a assimilação do conhecimento entre os discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, uma vez que o trabalho consiste na primeira etapa de uma investigação e busca desenvolver conceitos e ideias para atender uma demanda. Os resultados apresentam a proposta de representação descritiva e temática desse tipo de documento, assim como, um glossário da área, seguido de uma taxonomia como ferramenta de mapeamento das relações hierárquicas, lógicas e ontológicas, no campo semântico figurino teatral. Finalizando são tecidas considerações, sugestões de futuros trabalhos, seguidas das referências ligadas às citações contidas no texto do trabalho e dos apêndices que se fizeram necessários. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CECILIA- TCC 1_VFINAL.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.