Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Maria José Veloso da Costa-
dc.contributor.authorBarros, Maria Cecília Jardim-
dc.date.accessioned2017-08-01T17:44:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:46Z-
dc.date.issued2017-01-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2560-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentação descritivapt_BR
dc.subjectRepresentação temáticapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.titleContribuição para representação de acervo de figurino: uma proposta para o setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Guedes, Vânia Lisboa da Silveira-
dc.contributor.referee1Alves, Nadir Ferreira-
dc.contributor.referee2Russo, Mariza-
dc.description.resumoAborda a representação descritiva e temática de acervo de figurino de teatro, sobretudo no que concerne à descrição física e de conteúdo. O objetivo do trabalho consiste em definir um modelo de representação descritiva e temática, para o campo de figurino de teatro, baseado em padrões internacionais, visando à disponibilização, recuperação e uso desses documentos. A justificativa para a escolha do tema deve-se a experiência com o acervo de figurino teatral do Setor de Artes Cênicas do CAp/UFRJ, no âmbito do projeto Fora de cena. O marco teórico partiu de três conceitos principais: representação descritiva, representação temática e o teatro no ensino médio. A representação descritiva é referente a um conjunto de informações padronizadas que descrevem o documento, enquanto que a representação temática se fundamenta na descrição do conteúdo do documento. O teatro no ensino médio baseia-se na apresentação das relações com o fazer teatral, na vivência pedagógica da linguagem cênica, sobretudo, na experiência profissional ao desenvolver pontes de integração entre a assimilação do conhecimento entre os discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, uma vez que o trabalho consiste na primeira etapa de uma investigação e busca desenvolver conceitos e ideias para atender uma demanda. Os resultados apresentam a proposta de representação descritiva e temática desse tipo de documento, assim como, um glossário da área, seguido de uma taxonomia como ferramenta de mapeamento das relações hierárquicas, lógicas e ontológicas, no campo semântico figurino teatral. Finalizando são tecidas considerações, sugestões de futuros trabalhos, seguidas das referências ligadas às citações contidas no texto do trabalho e dos apêndices que se fizeram necessários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CECILIA- TCC 1_VFINAL.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.