Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2560
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Contribuição para representação de acervo de figurino: uma proposta para o setor de Artes Cênicas do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Maria Cecília Jardim
Orientador: Santos, Maria José Veloso da Costa
Coorientador: Guedes, Vânia Lisboa da Silveira
Resumo: Aborda a representação descritiva e temática de acervo de figurino de teatro, sobretudo no que concerne à descrição física e de conteúdo. O objetivo do trabalho consiste em definir um modelo de representação descritiva e temática, para o campo de figurino de teatro, baseado em padrões internacionais, visando à disponibilização, recuperação e uso desses documentos. A justificativa para a escolha do tema deve-se a experiência com o acervo de figurino teatral do Setor de Artes Cênicas do CAp/UFRJ, no âmbito do projeto Fora de cena. O marco teórico partiu de três conceitos principais: representação descritiva, representação temática e o teatro no ensino médio. A representação descritiva é referente a um conjunto de informações padronizadas que descrevem o documento, enquanto que a representação temática se fundamenta na descrição do conteúdo do documento. O teatro no ensino médio baseia-se na apresentação das relações com o fazer teatral, na vivência pedagógica da linguagem cênica, sobretudo, na experiência profissional ao desenvolver pontes de integração entre a assimilação do conhecimento entre os discentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, uma vez que o trabalho consiste na primeira etapa de uma investigação e busca desenvolver conceitos e ideias para atender uma demanda. Os resultados apresentam a proposta de representação descritiva e temática desse tipo de documento, assim como, um glossário da área, seguido de uma taxonomia como ferramenta de mapeamento das relações hierárquicas, lógicas e ontológicas, no campo semântico figurino teatral. Finalizando são tecidas considerações, sugestões de futuros trabalhos, seguidas das referências ligadas às citações contidas no texto do trabalho e dos apêndices que se fizeram necessários.
Palavras-chave: Representação descritiva
Representação temática
Teatro
Figurino
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 3-Jan-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CECILIA- TCC 1_VFINAL.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.