Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/25611

Tipo: Trabalho publicado em evento
Título: Virtualidade, memória e museu: um estudo de caso na Biblioteca Plínio Sussekind Rocha
Título(s) alternativo(s): Virtualidad, memoria y museo: estudio de caso en Biblioteca Plinio Sussekind Rocha
Autor(es)/Inventor(es): Teixeira, Robson da Silva
Nóbrega, Bárbara Michelle de Melo
Sousa, Amanda Moura de
Resumo: Há um enorme campo de trabalho a ser explorado para a organização da memória institucional das universidades públicas brasileiras. Evidentemente, competem àquelas instituições, produtoras e disseminadoras do conhecimento, zelar por esses documentos, já que eles são imprescindíveis para a construção, conhecimento e desenvolvimento da História e da Pesquisa em Física no país. Nesse sentido, este artigo aborda os espaços virtuais de Museus, a partir da questão de uma representação virtual do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esse Museu Virtual contempla Coleções de Ciência e Tecnologia do Instituto de Física (IF) como subsídio para a pesquisa científica e para a construção da história e memória do ensino de física no Brasil. Este artigo está voltado para a memória institucional do IF (UFRJ), que em 2016 faz 52 anos, e ocupa um lugar de destaque entre as instituições de ensino e pesquisa.
Resumo: There is a vast field of work to be explored regarding the organization of the institutional memory of Brazilian public universities. Evidently, it is incumbent upon these institutions, as producers and disseminators of knowledge, to safeguard these documents, as they are essential for the construction, knowledge, and development of History and Physics Research in the country. In this context, this article addresses the virtual spaces of Museums, based on the issue of a virtual representation of the Physics Institute of the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). This Virtual Museum encompasses Science and Technology Collections of the Physics Institute (IF) as a subsidy for scientific research and for the construction of the history and memory of physics education in Brazil. This article is focused on the institutional memory of IF, which in 2016 celebrates its 52nd anniversary and occupies a prominent position among teaching and research institutions.
Palavras-chave: Museus virtuais
Memória institucional
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Institutional memory
Virtual museums
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
Unidade produtora: Sistema de Bibliotecas e Informação
Editora: Escola de Ciência da Informação
Universidade Federal de Minas Gerais
In: Encontro de Diretores e Encontro de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do Mercosul
Número: 11
Data de publicação: 2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISBN: 9788565609050
Citação: TEIXEIRA, Robson da Silva; NÓBREGA, Bárbara Michelle de Melo; SOUZA, Amanda Moura de. Virtualidade, memória e museu: um estudo de caso na Biblioteca Plínio Sussekind Rocha. In: ENCONTRO DE DIRETORES E ENCONTRO DE DOCENTES DE ESCOLAS DE BIBLIOTECONOMIA E CIÈNCIA DA INFORMAÇÃO DO MERCOSUL, 11, 2016, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2016. p. 283-302.
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

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