Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25645

Especie: Dissertação
Título : Reliability analysis of mooring lines under corrosion and material degradation
Autor(es)/Inventor(es): Gomes Junior, Ricardo Soares
Tutor: Esperança, Paulo de Tarso Themistocles
Tutor : Sagrilo, Luis Volnei Sudati
Resumen: Esse trabalho apresenta um método para avaliar a confiabilidade de linhas de ancoragem sujeitas a corrosão e degradação dos materiais ao longo do tempo. Tal método é limitado ao estado limite último (ULS) e considera linhas de ancoragem feitas de amarra e poliéster, embora a mesma metodologia possa ser aplicada para casos com cabos de aço. Usou-se o sistema do elo mais fraco para modelar a resistência da linha de ancoragem e adotaram-se modelos probabilísticos simplificados para os processos de degradação para prever a redução da resistência em função do tempo. A probabilidade de falha anual é estimada aproximando-se a degradação da resistência por uma série de degraus constantes e, assim, aproximar a análise transiente por uma série de avaliações invariantes no tempo. É apresentado um caso de estudo cuja tensão máxima extrema anual é obtida a partir de estatísticas de longo prazo para as condições ambientais da costa brasileira atuantes em um FPSO com ancoragem do tipo turret. Estudou-se a influência da taxa de corrosão no segmento de amarra e como o número de elementos virtuais no trecho de poliéster afeta na análise de confiabilidade. Finalmente, aplicações deste procedimento na inspeção da linha de ancoragem e na extensão da vida útil são exploradas.
Resumen: This work presents a procedure for reliability analysis of mooring lines under corrosion and material degradation over time. The proposed procedure is limited to the ultimate limit state (ULS) and considers mooring lines made up of chain and polyester rope segments, although the same methodology can be applied to steel wire segments. The weakest link concept is used to model the strength of a mooring line segment and simplified time-dependent probabilistic models for chain corrosion and polyester degradation are adopted to predict the strength degradation over time. The annual failure probability for different years is estimated by approximating the degraded strength by a piecewise constant model in order to perform a time invariant reliability analysis. A study case is presented, where annual extreme top tension is obtained from longterm statistics considering Brazilian offshore environmental conditions acting on a turret moored FPSO. The influence of chain corrosion rate and the number of virtual elements for polyester strength on the reliability analysis are studied. Finally, applications of this procedure for mooring line inspection planning and service life extension are explored.
Materia: Análise de confiabilidade dependente do tempo
Degradação de material
Simulação Monte Carlo
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA NAVAL E OCEANICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2020
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: eng
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Oceânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
953314.pdf1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.