Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/25655

Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de caso de chuva intensa no Rio de Janeiro associada a amplificação de um cavado em níveis médios por intrusão de ar estratosférico
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Uziel de Oliveira
Tutor: Silva, Fabricio Polifke da
Tutor : Silva, Wanderson Luiz
Resumen: Neste estudo analisa-se um evento de chuva intensa no município do Rio de Janeiro que ocorreu nos dias 30 e 31 de dezembro de 2021. Dois picos de chuva foram identificados: o primeiro ocorreu entre 18 UTC do dia 30 e 00 UTC do dia 31 de dezembro, e o segundo na madrugada do dia 31. Os acumulados em 1h durante o primeiro pico foram volumosos e superaram 30 mm em 6 estações e os do segundo oscilaram entre 2,4 e 6,4 mm. Os acumulados em 24h superaram o percentil 99% em 8 estações de um total de 33 estações pluviométricas distribuídas pela cidade. Os resultados da análise sinótica mostraram que este evento estava associado a um cavado em médios níveis (500 hPa) que amplificou-se em resposta a anomalias de vorticidade potencial em altos níveis (200 hPa) devido a uma intrusão de ar estratosférico. A intrusão foi confirmada notando-se concentrações mais altas de ozônio, baixa umidade relativa do ar e temperaturas mais altas coincidindo com a região de anomalia de vorticidade potencial. Estes resultados concordaram com os de Iwabe (2008), que estudou o desenvolvimento de um ciclone em superfície em decorrência de uma intrusão estratosférica. Além disso, havia difluência em 200 hPa sobre a cidade do Rio de Janeiro, um cavado em altos níveis (200 hPa) associado a um jato subtropical pouco intenso e movimento ascendente em médios níveis associado ao cavado em médios e altos níveis. Nos baixos níveis da atmosfera (850 hPa), o escoamento apresentou confluência em uma ampla área incluindo o Rio de Janeiro, com bastante umidade, onde notou-se também um aumento da vorticidade relativa ciclônica à leste do cavado em médios níveis, além de um cavado invertido em superfície próximo aos horários de maior precipitação. Uma análise em escala regional também foi realizada com objetivo de avaliar o ambiente dinâmico e termodinâmico sobre a cidade do Rio de Janeiro. Foram constatadas áreas de divergência em altos níveis (300 hPa) e convergência em baixos níveis (850 hPa). Índices termodinâmicos como K e Total Totals apresentaram valores significativos, indicando um ambiente favorável a chuvas torrenciais.
Materia: Chuvas intensas
Análise sinótica
Intrusão de ar estratosférico
Meteorologia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2024
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Meteorologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
COELHO, U.O.pdf4.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.