Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2566
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Exportação de telenovelas: a venda do know how
Author(s)/Inventor(s): Santos, Amanda Wanderley
Advisor: Costa, Cristiane Henriques
Abstract: Analisa as novas tendências de internacionalização da telenovela brasileira, através de acordos de coproduções e da venda de know-how adquirido ao longo das décadas de desenvolvimento do gênero no país. O estudo retoma a história da telenovela e compara o início marcado pela importação, quando o mercado publicitário se curvava ao sucesso dos textos consagrados em outros países da América Latina, e os dias atuais, em que o Brasil é reconhecido como grande produtor tanto para o mercado interno, quanto para o externo. O país hoje se destaca no mercado internacional de telenovelas e apresenta novas formas de comercializar a partir da exportação de know-how. Este trabalho foca na internacionalização a partir da TV Globo, cujo histórico se confunde com o da participação do Brasil na comercialização internacional do gênero.
Keywords: Telenovela
Imagem
Consumo
Know how
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Dec-2010
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Amanda Wanderley. Exportação de telenovelas: a venda do know how. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ASANTOS.pdf384,7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.