Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2566
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Exportação de telenovelas: a venda do know how
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Amanda Wanderley
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: Analisa as novas tendências de internacionalização da telenovela brasileira, através de acordos de coproduções e da venda de know-how adquirido ao longo das décadas de desenvolvimento do gênero no país. O estudo retoma a história da telenovela e compara o início marcado pela importação, quando o mercado publicitário se curvava ao sucesso dos textos consagrados em outros países da América Latina, e os dias atuais, em que o Brasil é reconhecido como grande produtor tanto para o mercado interno, quanto para o externo. O país hoje se destaca no mercado internacional de telenovelas e apresenta novas formas de comercializar a partir da exportação de know-how. Este trabalho foca na internacionalização a partir da TV Globo, cujo histórico se confunde com o da participação do Brasil na comercialização internacional do gênero.
Palavras-chave: Telenovela
Imagem
Consumo
Know how
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Dez-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Amanda Wanderley. Exportação de telenovelas: a venda do know how. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASANTOS.pdf384.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.